sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rapidinhas de 25 de fevereiro


General San Martín1778 - Nascimento de José de San Martín: José Francisco de San Martín y Matorras foi um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência em relação à Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Em 1811 ele renunciou à carreira militar na Espanha. Neste mesmo ano viajou para a Inglaterra, onde encontrou-se com compatriotas da América espanhola: Alvear, Zapiola, Andrés Bello, Tomás Guido, entre outros. Todos formavam parte de uma sociedade chamada Loja Lautaro, fundada por Francisco de Miranda, o qual, junto com Simón Bolívar, já lutava na América pela independência da Venezuela. Em 9 de março de 1812 chegou a Buenos Aires para se colocar ao lado das tropas que lutavam pela libertação. Ele conduziu os rebeldes à vitória contra as tropas espanholas do general José Zavala na batalha de San Lorenzo de Paraná, em fevereiro de 1813. Recebeu, posteriormente, o posto de General do governo revolucionário.

Samuel Colt1836 - Patenteado o Revólver por Samuel Colt: o norte-americano Samuel Colt desenvolveu o primeiro revólver de seis tiros com cilindro removível, o Colt 45. O revólver de Colt foi revolucionário para sua época pelo fato de ser de fácil recarregamento e manuseio, quando comparado com as armas excessivamente pesadas, imprecisas e grosseiramente rústicas de sua época, além de ser mais barato que as armas concorrentes. O sistema utiizado hoje descende do projeto desenvolvido por Samuel Colt, que construiu sua primeira fábrica de armas, a Patent Arms Company, em Paterson, New Jersey, uma das mais antigas do ramo no país, onde iniciou a produção de revólveres e rifles por ele mesmo projetados.

Renoir1841 - Nascimento de Renoir: Pierre-Auguste Renoir foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma.
Sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores. Faleceu em 1919.

Jogos Pan-Americanos de 19511951 - Primeira edição dos Jogos Pan-Americanos: após as Olimpíadas de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-Americanos do COI propuseram uma espécie de “competição regional” entre as Américas, com o intuito de desenvolver o esporte na região. A ideia acabou por concretizar o I Congresso Esportivo Pan-americano, em 1940, no qual ficara definido que os primeiros Jogos Pan-Americanos seriam realizados em Buenos Aires, dois anos mais tarde. Em virtude do ataque japonês a Pearl Harbour e da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, um novo congresso confirmou Buenos Aires como a primeira sede dos Jogos no ano de 1951. A primeira edição teve sua abertura em 25 de fevereiro e contou com a participação de 2.513 atletas de 21 países, que disputaram provas em dezoito modalidades.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

San Martín hein ow