sábado, 19 de fevereiro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cavalcanti

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro de Cavalcanti.

Tudo começou com a família Cardoso Quintão, que possuía uma grande quantidade de terras entre o caminho do Catete, atual Rua Graça Melo e a Estrada Real, atual Av. Dom Hélder Câmara (antiga Av. Suburbana), que deu origem ao bairro. Após a construção da linha auxiliar, antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, em 1892, foi implantada a Estação de Cavalcanti, em1908, que recebeu o nome em homenagem a Mathias Cavalcanti de Albuquerque, que era encarregado do tráfego da Central do Brasil.

Cavalcanti
O atual bairro de Cavalcanti fica situado entre os morros do Dendê, da Serrinha e dos Urubus. Sua via principal é a Rua Silva Vale, cujo nome é uma homenagem a um antigo engenheiro da Prefeitura. Faz divisa com os bairros de Cascadura, Madureira, Piedade, Quintino, Engenheiro Leal, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho e Tomás Coelho. É servido por uma estação ferroviária que faz parte do ramal Belford Roxo. Localiza-se ç[a também a Igreja de São Pedro e, no dia 29 de julho, começa a grande festa em homenagem ao santo que dura mais de uma semana.

Ortofoto
Atualmente é um bairro essencialmente residencial, relativamente pobre em comércio, bancos, mercados e em escolas particulares de qualidade. Foi o berço da escola de samba Em Cima da Hora e de algumas figuras conhecidas da sociedade carioca, como Sérgio Cabral, Carlinhos de Jesus e o treinador de futebol Jair Pereira.

Bairro anterior: Catumbi

Referências: Portal Geo Rio, Wikipedia e Estações Ferroviárias do Brasil