sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Açude do Cedro

O Açude do Cedro localiza-se em Quixadá, Ceará, a aproximadamente 175km de Fortaleza. Foi D. Pedro II quem deu a ordem de construção, mas ela só foi posta em prática pelos os primeiros Governos Republicanos do Brasil entres os anos de 1890 e 1906.

O açude foi umas das primeiras grandes obras de combate à seca do Brasil e deveu-se muito ao grande impacto social causado pela seca de 1877-1879. O Governo Imperial solicitou ao engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha e a outros técnicos estudos de formas para o combate aos efeitos das secas. Ficou então decidida a construção de barragens nos leitos dos rios para barrar as águas pluviais. O próprio Ernesto Cunha visitou diversos locais no interior indicou o Boqueirão do Cedro como local Ideal, confirmado mais tarde pelo engenheiro inglês Jules Jean Revy.

Açude do Cedro
Em 1882 o primeiro projeto foi feito pelo próprio Jules Revy, que coordenou a realização de obras preliminares, como a construção de uma estrada de acesso e a instalação das máquinas. Às vésperas do iníco das obras ocorreu a Proclamação da República e a conseqüente saída de Revy. Após modificações no projeto pelo engenheiro Ulrico Mursa, da Comissão de Açudes e Irrigação (atual DNOCS), as obras foram finalmente iniciadas em 15 de novembro de 1890. Sua conclusão, após várias interrupções, se deu em 1906, já sob a coordenação do engenheiro Bernardo Piquet Carneiro.

O intervalo entre o primeiro projeto e a inauguração foi de 25 anos e suas obras contaram, em grande parte, com o emprego de mão-de-obra dos flagelados da seca. O Açude do Cedro foi construído sobre o leito do rio Sitiá e tem capacidade de 126 milhões de m³. Ele possui quatro barragens: a Principal, a do Sul, a da Lagoa do Forges e a do Vertedouro. Além do rio Sitiá, elas barram as águas dos riachos Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol, dentre outros riachos da região.

Açude do Cedro
O Açude do Cedro dispõe de locais para banho, pesca de barco e para prática de esportes náuticos, além de ser fonte de água para uma extensa rede de canais de irrigação, a primeira construída no Ceará. O açude também é importante fonte hídrica para o abastecimento do município de Quixadá. A partir de praticamente toda a sua extensão é possível ver a Pedra da Galinha Choca. A composição Açude do Cedro/Pedra da Galinha Choca forma a mais conhecida paisagem turistíca de Quixadá. Devido à sua importância histórica e à sua beleza natural, o açude foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1977.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

o cao hein ow ._.