segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O maior caminhão do mundo

Este é o maior caminhão do mundo em atividade atualmente, o alemão Liebherr T282B. Movido por um motor diesel V20 de 90 litros, ele gera 3.650 cv, força suficiente para levar suas 203 toneladas até a velocidade de 65 km/h. Sua capacidade máxima de carga é de 365 toneladas. As dimensões são 14,5 m de comprimento, 7,4 m de altura e 8,7 m de largura. O Caterpillar 797B é mais alto, mais largo e mais pesado, mas o Liebherr possui a maior capacidade de carga. Ele custa aproximadamente US$ 3,5 milhões.

Liebherr T282B

Liebherr T282B

Liebherr T282B

Liebherr T282B

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rapidinhas de 25 de fevereiro


General San Martín1778 - Nascimento de José de San Martín: José Francisco de San Martín y Matorras foi um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência em relação à Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Em 1811 ele renunciou à carreira militar na Espanha. Neste mesmo ano viajou para a Inglaterra, onde encontrou-se com compatriotas da América espanhola: Alvear, Zapiola, Andrés Bello, Tomás Guido, entre outros. Todos formavam parte de uma sociedade chamada Loja Lautaro, fundada por Francisco de Miranda, o qual, junto com Simón Bolívar, já lutava na América pela independência da Venezuela. Em 9 de março de 1812 chegou a Buenos Aires para se colocar ao lado das tropas que lutavam pela libertação. Ele conduziu os rebeldes à vitória contra as tropas espanholas do general José Zavala na batalha de San Lorenzo de Paraná, em fevereiro de 1813. Recebeu, posteriormente, o posto de General do governo revolucionário.

Samuel Colt1836 - Patenteado o Revólver por Samuel Colt: o norte-americano Samuel Colt desenvolveu o primeiro revólver de seis tiros com cilindro removível, o Colt 45. O revólver de Colt foi revolucionário para sua época pelo fato de ser de fácil recarregamento e manuseio, quando comparado com as armas excessivamente pesadas, imprecisas e grosseiramente rústicas de sua época, além de ser mais barato que as armas concorrentes. O sistema utiizado hoje descende do projeto desenvolvido por Samuel Colt, que construiu sua primeira fábrica de armas, a Patent Arms Company, em Paterson, New Jersey, uma das mais antigas do ramo no país, onde iniciou a produção de revólveres e rifles por ele mesmo projetados.

Renoir1841 - Nascimento de Renoir: Pierre-Auguste Renoir foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma.
Sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores. Faleceu em 1919.

Jogos Pan-Americanos de 19511951 - Primeira edição dos Jogos Pan-Americanos: após as Olimpíadas de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-Americanos do COI propuseram uma espécie de “competição regional” entre as Américas, com o intuito de desenvolver o esporte na região. A ideia acabou por concretizar o I Congresso Esportivo Pan-americano, em 1940, no qual ficara definido que os primeiros Jogos Pan-Americanos seriam realizados em Buenos Aires, dois anos mais tarde. Em virtude do ataque japonês a Pearl Harbour e da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, um novo congresso confirmou Buenos Aires como a primeira sede dos Jogos no ano de 1951. A primeira edição teve sua abertura em 25 de fevereiro e contou com a participação de 2.513 atletas de 21 países, que disputaram provas em dezoito modalidades.

Referência: Wikipedia

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nuvens IX

Mais algumas fotos impressiontantes de nuvens e de paisagens com nuvens...

(Clique para ampliar)







Referência: Landscapes 2.0

Postagens anteriores: I | II | III | IV | V | VI | VII | VIII

sábado, 19 de fevereiro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cavalcanti

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro de Cavalcanti.

Tudo começou com a família Cardoso Quintão, que possuía uma grande quantidade de terras entre o caminho do Catete, atual Rua Graça Melo e a Estrada Real, atual Av. Dom Hélder Câmara (antiga Av. Suburbana), que deu origem ao bairro. Após a construção da linha auxiliar, antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, em 1892, foi implantada a Estação de Cavalcanti, em1908, que recebeu o nome em homenagem a Mathias Cavalcanti de Albuquerque, que era encarregado do tráfego da Central do Brasil.

Cavalcanti
O atual bairro de Cavalcanti fica situado entre os morros do Dendê, da Serrinha e dos Urubus. Sua via principal é a Rua Silva Vale, cujo nome é uma homenagem a um antigo engenheiro da Prefeitura. Faz divisa com os bairros de Cascadura, Madureira, Piedade, Quintino, Engenheiro Leal, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho e Tomás Coelho. É servido por uma estação ferroviária que faz parte do ramal Belford Roxo. Localiza-se ç[a também a Igreja de São Pedro e, no dia 29 de julho, começa a grande festa em homenagem ao santo que dura mais de uma semana.

Ortofoto
Atualmente é um bairro essencialmente residencial, relativamente pobre em comércio, bancos, mercados e em escolas particulares de qualidade. Foi o berço da escola de samba Em Cima da Hora e de algumas figuras conhecidas da sociedade carioca, como Sérgio Cabral, Carlinhos de Jesus e o treinador de futebol Jair Pereira.

Bairro anterior: Catumbi

Referências: Portal Geo Rio, Wikipedia e Estações Ferroviárias do Brasil

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ônibus velhos

Seguem aqui algumas fotos de ônibus velhos que eu tirei há mais ou menos uns sete anos e nunca fiz nada com elas... Agora coloco aqui, assim corro menos risco de perder essas fotos, se é que elas servem pra algo mais. A primeira eu tirei no laboratório de Furnas (LAHE), em Jacarepaguá. As outras duas foram tiradas em Lagarto, Sergipe.

Ônibus Velho
Ônibus Velho
Ônibus Velho

domingo, 13 de fevereiro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Catumbi

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro do Catumbi.

A origem do bairro, um dos mais antigos da cidade, se deu a partir de um arraial às margens do Rio Catumbi (na linguagem dos índios, “água do mato escuro” ou “rio sombreado”), onde havia um vale fértil e verdejante. Era habitado por ricos proprietários de terras e escravos, tendo como chácaras mais importantes a do Pinheiro, a da Floresta, a dos Coqueiros e a do Souto. O terras banhadas pelo rio eram também aproveitadas para o cultivo da cana-de-açúcar.

Catumbi
As plantações deram lugar a sobrados ainda na época colonial e, desse modo, no final do século XIX, a região constituía-se num arrabalde elegante de sobrados de classe média-alta, como referido nas obras de do escritor Machado de Assis. A partir do século XX, com a expansão da malha urbana em outras direções, o bairro entrou em decadência. Na década de 1960, a construção do Túnel Santa Bárbara (inaugurado em 1963), bem como a posterior construção do Elevado 31 de Março, contribuiu para esse processo, transformando o bairro em um corredor de passagem, situação agravada nas décadas seguintes pelo processo de inchamento das comunidades de baixa renda que lhe são vizinhas. O bairro foi, assim, dividido em dois, tendo sido imóveis e quadras inteiras demolidos. Hoje parte importante do antigo bairro se espreme entre os viadutos e o Morro da Mineira.

Catumbi
Entre o Catumbi e o Rio Comprido havia a Estrada do Catumbi (atual Rua Itapiru) e, no início dela, foi implantado o primeiro cemitério a céu aberto para não indigentes do Brasil, o Cemitério de São Francisco de Paula. Dentre as famosas personalidades que lá se encontram sepultadas pode-se citar Catulo da Paixão Cearense, o Visconde de Itamaraty e o Visconde de Mauá.

Bairro anterior: Catete

Fotos: www.bairro.catumbi.nom.br

Referências: Portal Geo Rio, Wikipedia e www.bairro.catumbi.nom.br

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Super Bowl XLV - o quarto título do Green Bay Packers

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK. Pela segunda vez vejo meu time de futebol americano conquistar o Super Bowl. Lembro bem daquele dia em janeiro de 1997 e, agora, 14 anos depois, finalmente conseguimos repetir o feito.

Super Bowl XLVGreen Bay Packers e Pittsburgh Steelers disputaram o 45º Super Bowl da história no último domingo, dia 6. Os Packers tentavam seu quarto título após derrotarem o Chicago Bears na final da NFC por 21-14, enquanto os Steelers procuravam ampliar o recorde como maior detentor de títulos para sete após derrotarem o New York Jets na final da AFC por 24-19.

Apesar das inúmeras lesões que tiraram vários jogadores por toda a temporada, Green Bay conseguiu garantir na última partida na temporada regular a sua classificação para os playoffs, onde seus adversários foram sempre favoritos, mas perderam todas as partidas em casa para uma equipe dos Packers extremamente determinada e liderada pelo QB Aaron Rodgers e por uma fortíssima defesa. Também com uma defesa forte, os Steelers sempre mostraram que seria possível conquistar mais um título e, depois de vencerem 12 partidas na temporada regular, deixaram para trás todos os adversários nos playoffs.

Aaron Rodgers
A partida em Dallas começou com Green Bay avançando mais nas campanhas ofensivas até que Rodgers encontrou Jordy Nelson na endzone e a equipe abriu o placar: 7-0. Pouco depois o QB Ben Roethlisberger escapava de um safety mas teve seu passe interceptado por Nick Collins, que retornou para touchdown e ampliou para 14-0. No segundo quarto Pittsbsurgh diminuiu a diferença com um field goal, mas uma nova interceptação da defesa de Green Bay posicionou bem o time. Na sequência, Rodgers conectou um passe para Greg Jennings na endonze: 21-3. No final do segundo quarto Hines Ward recebeu um passe para touchdown e colocou os Steelers novamente no jogo: 21-10.

PackersO terceiro quarto começou com pressão de Pittsburgh, que marcou mais um touchdown com o RB Rashard Mendenhall e encostou no placar: 21-17. Somente no último quarto o jogo voltou a ganhar em emoção e movimentação, com Rodgers passando novamente para um touchdown de Greg Jennings. Pouco depois Roethlisberger colocava Pittsburgh mais perto dos Packers outra vez com um passe para o touchdown de Mike Wallace e uma conversão de dois pontos, deixando o placar em 28-25. Na última campanha de ataque dos Packers, a equipe conseguiu avançar no campo adversário, mas só ficou com o field goal: placar de 31-25. Um touchdown daria a vitória aos Steelers.

Green Bay Packers
Com apenas um tempo a pedir até o fim da partida, Pittsburgh tinha que converter um touchdown. Mas o tempo foi passando e as jogadas não aconteceram, com a defesa dos Packers segurando o último suspiro de ataque dos Steelers. Placar final: Green Bay 31-25 Pittsburgh. Aaron Rodgers foi o MVP da partida, com 304 jardas e 3 touchdowns e os Packers conquistaram seu quarto Super Bowl (1967, 1968, 1997 e 2011).

» No Canal #Sports:
Super Bowl XLV
Referências: NFL.com e About.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como não correr uma corrida com obstáculos

Vejam simplesmente a mais patética atuação de toda a história numa corrida com obstáculos:


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Açude do Cedro

O Açude do Cedro localiza-se em Quixadá, Ceará, a aproximadamente 175km de Fortaleza. Foi D. Pedro II quem deu a ordem de construção, mas ela só foi posta em prática pelos os primeiros Governos Republicanos do Brasil entres os anos de 1890 e 1906.

O açude foi umas das primeiras grandes obras de combate à seca do Brasil e deveu-se muito ao grande impacto social causado pela seca de 1877-1879. O Governo Imperial solicitou ao engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha e a outros técnicos estudos de formas para o combate aos efeitos das secas. Ficou então decidida a construção de barragens nos leitos dos rios para barrar as águas pluviais. O próprio Ernesto Cunha visitou diversos locais no interior indicou o Boqueirão do Cedro como local Ideal, confirmado mais tarde pelo engenheiro inglês Jules Jean Revy.

Açude do Cedro
Em 1882 o primeiro projeto foi feito pelo próprio Jules Revy, que coordenou a realização de obras preliminares, como a construção de uma estrada de acesso e a instalação das máquinas. Às vésperas do iníco das obras ocorreu a Proclamação da República e a conseqüente saída de Revy. Após modificações no projeto pelo engenheiro Ulrico Mursa, da Comissão de Açudes e Irrigação (atual DNOCS), as obras foram finalmente iniciadas em 15 de novembro de 1890. Sua conclusão, após várias interrupções, se deu em 1906, já sob a coordenação do engenheiro Bernardo Piquet Carneiro.

O intervalo entre o primeiro projeto e a inauguração foi de 25 anos e suas obras contaram, em grande parte, com o emprego de mão-de-obra dos flagelados da seca. O Açude do Cedro foi construído sobre o leito do rio Sitiá e tem capacidade de 126 milhões de m³. Ele possui quatro barragens: a Principal, a do Sul, a da Lagoa do Forges e a do Vertedouro. Além do rio Sitiá, elas barram as águas dos riachos Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol, dentre outros riachos da região.

Açude do Cedro
O Açude do Cedro dispõe de locais para banho, pesca de barco e para prática de esportes náuticos, além de ser fonte de água para uma extensa rede de canais de irrigação, a primeira construída no Ceará. O açude também é importante fonte hídrica para o abastecimento do município de Quixadá. A partir de praticamente toda a sua extensão é possível ver a Pedra da Galinha Choca. A composição Açude do Cedro/Pedra da Galinha Choca forma a mais conhecida paisagem turistíca de Quixadá. Devido à sua importância histórica e à sua beleza natural, o açude foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1977.

Referência: Wikipedia

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O acidente da nave espacial Columbia


Explosão do ColumbiaNo dia 1º de fevereiro de 2003, há exatos oito anos, ocorreu o acidente com o ônibus espacial Columbia, que se desintegrou sobre o estado do Texas, durante a reentrada na atmosfera terrestre, com a morte dos sete tripulantes, pouco tempo antes da conclusão de sua 28º missão. O Columbia foi lançado pela primeira vez em 12 de abril de 1981 e foi também o segundo ônibus espacial construído pelos Estados Unidos, baseado no protótipo Enterprise.

Columbia
A perda do Columbia foi o resultado de um dano ocorrido durante o lançamento, quando um pedaço da espuma, do tamanho de uma pequena mala, se quebrou e soltou do tanque externo do conjunto por conta de forças aerodinâmicas. O pedaço de espuma atingiu a asa esquerda da aeronave, danificando o sistema de proteção térmica que a protegeria do calor gerado pelo choque com a atmosfera na reentrada. Enquanto o Columbia ainda estava em órbita, alguns engenheiros suspeitaram do dano, mas os dirigentes da NASA limitaram a investigação sob o argumento de que pouco poderia ser feito caso eventuais problemas fossem detectados. O acidente causou a morte de todos os sete tripulantes, cinco norte-americanos, um israelense e uma indiana.

Um dos itens recuperados dos destroços foi um vídeo gravado pelos astronautas durante o início da reentrada. A gravação dura 13 minutos e mostra a tripulação conduzindo a rotina de procedimentos sem qualquer indicação de problemas. O vídeo mostra a cabine de voo e seus ocupantes colocando as luvas e passando a câmera de mão em mão para registrar as chamas que ocorrem normalmente durante a reentrada.

Tripulação do Columbia
Em dezembro de 2008 a NASA divulgou um relatório de 400 páginas no qual afirma que a tripulação sabia que ia morrer 40 segundos antes do contato da aeronave com a atmosfera terrestre. Durante esse tempo, os pilotos teriam avisado que já não controlavam mais a aeronave. O relatório oficial diz que o furo na fuselagem da aeronave ocorreu durante o lançamento, mas que os danos não foram detectados durante a missão, e que outros equipamentos dos astronautas tinham problemas, alguns dos quais sequer estavam sendo usados. A queda de pressão na cabine “ocorreu tão rapidamente que os membros da tripulação ficaram incapacitados em poucos segundos e antes de conseguirem configurar o traje para se protegerem da despressurização da nave”, conclui o relatório.

Depois que os astronautas perderam a consciência por causa da despressurização, as correias que deveriam prendê-los pelos ombros não funcionaram e os tripulantes ficaram expostos ao movimento rotatório da aeronave, presos apenas pelas pernas. Além disso, os capacetes se soltaram. Assim, todos eles, inconscientes ou já mortos, sofreram um trauma letal, devido à falta de apoio na parte superior do corpo. Entretanto, a NASA diz que nada do que tivessem feito seria capaz de salvar-lhes as vidas.

Referência: Wikipedia