sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As estradas mais interessantes do mundo - Parte 5

Termina aqui a série de postagens com algumas das estradas mais interessantes do mundo, tiradas de uma lista do site CarsRoute.com. Nesta quinta e última postagem: Estrada de Lysebotn, Passo dello Stelvio e Transfagarasan.

Estrada de Lysebotn: situada na Noruega, esta estrada possui 27 curvas fechadas ao longo de seu curso, além de um túnel com 1,1km de extensão.

Estrada de Lysebotn

Passo dello Stelvio: localizada na parte leste dos Alpes italianos, o Passo dello Stelvio é a segunda mais alta rodovia pavimentada destas montanhas. Possui 48 curvas fechadas ao longo de seu trajeto.

Passo dello Stelvio

Transfagarasan: esta é mais alta rodovia pavimentada da Romênia e foi construída como parte de uma estratégia militar do ditador Nicolae Ceausescu entre 1970 e 1974, ligando as regiões da Transilvânia e da Valáquia, mais precisamente conectando as cidades de Sibiu e Pitesti. Possui 90km de extensão.

Transfagarasan

Referência: CarsRoute.com

Postagens anteriores: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Empate no centésimo jogo no Estádio Olímpico João Havelange

Postagem simultânea com o Blog do Botafogo/Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK.

O empate em 1x1 diante do Flamengo no sábado, dia 02/10, entrou para a história do Botafogo por ser o 100º jogo do Glorioso no Estádio Olímpico João Havelange, também conhecido como “Engenhão”. Depois do gol de falta marcado por Lúcio Flávio, um penaltizinho “mandrake”, perdido por Petkovic mas com Leonardo Moura marcando no rebote, deixou o placar igual no jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Estádio Olímpico João Havelange
Ao todo, nestes 100 jogos, o Botafogo venceu 56 vezes, empatou 26 e perdeu 18, marcando 199 gols e sofrendo 115. Veja abaixo a lista completa dos 100 jogos disputados pelo Botafogo no Estádio Olímpico João Havelange, desde o jogo de abertura, realizado em 30/06/2007.

1. 30/06/2007, Fluminense 1x2 Botafogo, (Brasileiro)
2. 19/09/2007, Botafogo 1x0 River Plate (ARG), (Sul-Americana)
3. 06/10/2007, Botafogo 1x2 Santos, (Brasileiro)
4. 20/10/2007, Botafogo 3x1 Sport, (Brasileiro)
5. 01/11/2007, Botafogo 4x1 Cruzeiro, (Brasileiro)
6. 02/12/2007, Botafogo 1x1 Figueirense, (Brasileiro)
7. 16/01/2008, Botafogo 4x0 Viking (NOR), (Amistoso)
8. 19/01/2008, Botafogo 2x0 Resende, (Carioca)
9. 23/01/2008, Botafogo 4x1 Friburguense, (Carioca)
10. 27/01/2008, Botafogo 3x0 Americano, (Carioca)
11. 30/01/2008, Botafogo 6x2 Mesquita, (Carioca)
12. 06/02/2008, Botafogo 1x1 Cabofriense, (Carioca)
13. 10/02/2008, Botafogo 1x2 Madureira, (Carioca)
14. 01/03/2008, Botafogo 1x0 América-RJ, (Carioca)
15. 09/03/2008, Botafogo 3x0 Volta Redonda, (Carioca)
16. 13/03/2008, Botafogo 4x1 Duque de Caxias, (Carioca)
17. 23/03/2008, Botafogo 7x0 Macaé, (Carioca)
18. 27/03/2008, Botafogo 1x0 Cardoso Moreira, (Carioca)
19. 06/04/2008, Botafogo 1x3 Boavista-RJ, (Carioca)
20. 09/04/2008, Botafogo 2x0 River-PI, (Copa do Brasil)
21. 23/04/2008, Botafogo 2x1 Portuguesa, (Copa do Brasil)
22. 11/05/2008, Botafogo 2x0 Sport, (Brasileiro)
23. 14/05/2008, Botafogo 2x0 Atlético-MG, (Copa do Brasil)
24. 20/05/2008, Botafogo 2x1 Corinthians, (Copa do Brasil)
25. 25/05/2008, Botafogo 1x1 Vasco, (Brasileiro)
26. 08/06/2008, Botafogo 2x1 Coritiba, (Brasileiro)
27. 21/06/2008, Botafogo 0x1 Portuguesa, (Brasileiro)
28. 06/07/2008, Botafogo 2x0 Grêmio, (Brasileiro)
29. 16/07/2008, Botafogo 4x0 Ipatinga, (Brasileiro)
30. 23/07/2008, Botafogo 4x0 Atlético-MG, (Brasileiro)
31. 30/07/2008, Botafogo 2x0 Goiás, (Brasileiro)
32. 10/08/2008, Botafogo 1x0 Palmeiras, (Brasileiro)
33. 14/08/2008, Botafogo 3x1 Atlético-MG, (Sul-Americana)
34. 20/08/2008, Botafogo 1x0 Cruzeiro, (Brasileiro)
35. 23/08/2008, Botafogo 1x1 Náutico, (Brasileiro)
36. 14/09/2008, Botafogo 1x2 Internacional, (Brasileiro)
37. 28/09/2008, Botafogo 1x1 Fluminense, (Brasileiro)
38. 01/10/2008, Botafogo 3x1 América (COL), (Sul-Americana)
39. 09/10/2008, Botafogo 3x1 Vitória, (Brasileiro)
40. 18/10/2008, Botafogo 0x1 Santos, (Brasileiro)
41. 29/10/2008, Botafogo 1x2 São Paulo, (Brasileiro)
42. 05/11/2008, Botafogo 2x2 Estudiantes (ARG), (Sul-Americana)
43. 22/11/2008, Botafogo 2x2 Atlético-PR, (Brasileiro)
44. 30/11/2008, Botafogo 1x3 Figueirense, (Brasileiro)
45. 29/01/2009, Botafogo 1x0 Macaé, (Carioca)
46. 05/02/2009, Botafogo 1x2 Volta Redonda, (Carioca)
47. 08/02/2009, Botafogo 4x1 Bangu, (Carioca)
48. 15/03/2009, Botafogo 4x0 Duque de Caxias, (Carioca)
49. 25/03/2009, Botafogo 2x2 Americano, (Carioca)
50. 02/04/2009, Botafogo 3x2 Madureira, (Carioca)
51. 16/04/2009, Botafogo 2x1 Americano (4x5), (Copa do Brasil)
52. 17/05/2009, Botafogo 0x0 Corinthians, (Brasileiro)
53. 30/05/2009, Botafogo 2x2 Sport, (Brasileiro)
54. 13/06/02009, Botafogo 2x0 Santos, (Brasileiro)
55. 27/06/2009, Botafogo 1x4 Goiás, (Brasileiro)
56. 25/07/2009, Botafogo 3x2 Internacional, (Brasileiro)
57. 02/08/2009, Botafogo 2x1 Grêmio Barueri, (Brasileiro)
58. 09/08/2009, Botafogo 0x1 Atlético-PR, (Brasileiro)
59. 19/08/2009, Botafogo 1x2 Santo André, (Brasileiro)
60. 27/08/2009, Botafogo 1x1 Cruzeiro, (Brasileiro)
61. 30/08/2009, Botafogo 3x3 Grêmio, (Brasileiro)
62. 13/09/2009, Botafogo 0x0 Fluminense, (Brasileiro)
63. 16/09/2009, Botafogo 3x2 Atlético-PR, (Sul-Americana)
64. 23/09/2009, Botafogo 2x0 Emelec (EQU), (Sul-Americana)
65. 27/09/2009, Botafogo 1x3 Vitória, (Brasileiro)
66. 08/10/2009, Botafogo 3x1 Atlético-MG, (Brasileiro)
67. 12/10/2009, Botafogo 2x2 Avaí, (Brasileiro)
68. 25/10/2009, Botafogo 0x1 Flamengo, (Brasileiro)
69. 28/10/2009, Botafogo 1x0 Náutico, (Brasileiro)
70. 04/11/2009, Botafogo 1x3 Cerro Porteño (PAR), (Sul-Americana)
71. 08/11/2009, Botafogo 2x0 Coritiba, (Brasileiro)
72. 22/11/2009, Botafogo 3x2 São Paulo, (Brasileiro)
73. 06/12/2009, Botafogo 2x1 Palmeiras, (Brasileiro)
74. 21/01/2010, Botafogo 2x0 Friburguense, (Carioca)
75. 24/01/2010, Botafogo 0x6 Vasco, (Carioca)
76. 30/01/2010, Botafogo 2x1 América-RJ, (Carioca)
77. 07/02/2010, Botafogo 5x2 Resende, (Carioca)
78. 04/03/2010, Botafogo 2x1 Duque de Caxias, (Carioca)
79. 11/03/2010, Botafogo 4x3 São Raimundo-PA, (Copa do Brasil)
80. 14/03/2010, Botafogo 2x0 Olaria, (Carioca)
81. 20/03/2010, Botafogo 0x1 África do Sul, (Amistoso)
82. 21/03/2010, Botafogo 2x2 Flamengo, (Carioca)
83. 01/04/2010, Botafogo 2x3 Santa Cruz, (Copa do Brasil)
84. 04/04/2010, Botafogo 2x2 Bangu, (Carioca)
85. 25/04/2010, Botafogo 3x1 Corinthians, (Amistoso)
86. 08/05/2010, Botafogo 3x3 Santos, (Brasileiro)
87. 22/05/2010, Botafogo 3x0 Goiás, (Brasileiro)
88. 30/05/2010, Botafogo 1x1 Vasco, (Brasileiro)
89. 06/06/2010, Botafogo 2x2 Corinthians, (Brasileiro)
90. 18/07/2010, Botafogo 1x1 Guarani, (Brasileiro)
91. 25/07/2010, Botafogo 1x1 Fluminense, (Brasileiro)
92. 07/08/2010, Botafogo 3x0 Atlético-MG, (Brasileiro)
93. 21/08/2010, Botafogo 1x0 Avaí, (Brasileiro)
94. 25/08/2010, Botafogo 1x0 Ceará, (Brasileiro)
95. 04/09/2010, Botafogo 2x2 Grêmio, (Brasileiro)
96. 12/09/2010, Botafogo 2x0 São Paulo, (Brasileiro)
97. 18/09/2010, Botafogo 2x2 Cruzeiro, (Brasileiro)
98. 22/09/2010, Vasco 2x2 Botafogo, (Brasileiro)
99. 26/09/2010, Botafogo 1x1 Atlético-PR, (Brasileiro)
100. 02/10/2010, Botafogo 1x1 Flamengo, (Brasileiro)

Fonte: Canal #Sports

sábado, 23 de outubro de 2010

As estradas mais interessantes do mundo - Parte 4

Segue aqui a série de postagens com algumas das estradas mais interessantes do mundo, tiradas de uma lista do site CarsRoute.com. Nesta quarta postagem: Los Caracoles, Col de Turini e Jebel Hafeet.

Los Caracoles: localizada nos Andes, entre Chile e Argentina, Los Caracoles possui inúmeras curvas numa montanha bastante íngreme. Não possui qualquer tipo de proteção na suas curvas e, como a maior parte do ano fica coberta de neve, torna-se extremamente perigosa.

Los Caracoles

Col de Turini: situada nos Alpes, região sul da França, esta estrada faz parte anualmente do Rally de Monte Carlo, etapa do Campeonato Mundial de Rally. Possui 34 curvas fechadas e várias retas longas, onde os carros atingem velocidades de até 175km/h.

Col de Turini

Jebel Hafeet: esta estrada localiza-se numa montanha nos Emirados Árabes e possui extensão de quase 12km. Possui 60 curvas ao longo de seu trajeto.

Jebel Hafeet

Referência: CarsRoute.com

Postagens anteriores: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Campo dos Afonsos

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro do Campo dos Afonsos.

A área era ocupada pelo antigo Engenho dos Afonsos, um vasto campo onde se produzia açúcar e se criava gado. O engenho passou a ser explorado pelo médico Izidoro Rodrigues dos Santos e, mais tarde, pelo Intendente Magalhães, que deu nome ao trecho da Estrada Real de Santa Cruz, depois Rio-São Paulo. A estrada cruzava a área entre os bairros de Campinho e Realengo.

Campo dos Afonsos
Em outubro de 1911 começou a funcionar no local a primeira organização aeronáutica do Brasil, o Aeroclube do Brasil. Fundado por um grupo de idealistas e entusiastas da aviação, o aeroclube tinha como presidente honorário Alberto Santos Dumont.

Antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, que começou em 1914, o Campo dos Afonsos foi ocupado pela Aeronáutica Civil e Militar e lá foi instalada a Escola Brasileira de Aviação. Em meados de 1918, antes do final da guerra, chegou ao Brasil uma pequena missão militar francesa e, em 29 de janeiro de 1919, foi criada a Escola de Aviação Militar, que começou a funcionar no Campo dos Afonsos em 10 de julho do mesmo ano.

Museu Aeroespacial
Em 1939, o Campo dos Afonsos foi denominado 1º Corpo de Base Aérea, com a criação do 1º Regimento de Aviação. A partir de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, com a criação da Força Aérea Brasileira, a área passou a se chamar, oficialmente, Base Aérea dos Afonsos. Atualmente, abriga a Universidade de Força Aérea - UNIFA e o Museu Aeroespacial – MUSAL. Assim, o Campo dos Afonsos é conhecido como berço da aviação brasileira, pois sua história confunde-se com a história da aviação no Brasil. Desde a sua fundação, até hoje, o bairro é formado por militares do ramo da aeronáutica.

Bairro anterior: Campinho

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia

domingo, 17 de outubro de 2010

As estradas mais interessantes do mundo - Parte 3

Segue aqui a série de postagens com algumas das estradas mais interessantes do mundo, tiradas de uma lista do site CarsRoute.com. Nesta terceira postagem: Trollstigen, Guoliang e San Bernardino Pass.

Trollstigen: é uma das mais notáveis atrações dos fjordes noruegueses é a Estrada de Trollstigen, localizada na região de Rauma.

Trollstigen

Estrada de Guoliang: já foi assunto de uma postagem neste blog (link). Até 1972, a estrada “desenhada” nas encostas era o único acesso a um vilarejo chinês, quando os moradores do local resolveram abrir um túnel através da rocha. Levaram cinco anos para concluir o túnel de 1.200m de extensão, com aproximadamente 5m de altura e 4m de largura.

Estrada de Guoliang

San Bernardino Pass: localizada nos Alpes Suíços, esta estrada liga as cidades de Misox e Hinterrhein. Possui também um túnel de 6,6km de extensão.

San Bernardino Pass

Referência: CarsRoute.com

Postagens anteriores: Parte 1 | Parte 2

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Rapidinhas de 14 de outubro


Jules Rimet1873 - Nascimento de Jules Rimet: O francês Jules Rimet foi o terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol, de 1919 a 1945, e também presidente da FIFA de 1921 a 1954. A partir de seus esforços e sua iniciativa, realizou-se a primeira Copa do Mundo de futebol em 1930, no Uruguai. Em sua homenagem, a primeira taça a ser entregue aos campeões das Copas do Mundo levava o seu nome. Jules Rimet solicitou que fosse feito um troféu, depois de uma proposta no Congresso da FIFA de 28 de maio de 1928. Somente após um novo congresso realizado em 1946 a taça passou a levar o seu nome. Ainda por sugestão dele, a posse definitiva da taça ficaria com o país que conseguisse conquistar um total de três edições da Copa. Jules Rimet também foi o fundador de um dos mais antigos clubes franceses, o Red Star.

Éamon de Valera1882 - Nascimento de Éamon de Valera: Foi uma das mais importantes figuras políticas da Irlanda no século XX, tendo sido um importante líder da luta pela independência do país em relação ao Reino Unido. Foi condenado à morte pela participação na Insurreição da Páscoa, em 1916, mas foi-lhe concedido indulto. Em 1917, tornou-se líder do Sinn Fein, o Movimento para a Independência. Contrário aos acordos de 1921, que apenas reconheciam ao país o estatuto de membro da Commonwealth e mantinham a Irlanda do Norte como parte integrante do território britânico, ele participou na Guerra Civil de 1922-23. Em 1926, abandonou o Sinn Fein e fundou o partido Fianna Fail, com o qual conseguiu uma cadeira no Parlamento. Em 1932, tornou-se presidente do conselho executivo e, em 1937, Primeiro-Ministro da Irlanda. Nesse cargo, trabalhou em prol da completa separação do país do Reino Unido. Em 1959 chegou à Presidência do país, que ocupou até 1973.

Bell X-1
Chuck Yeager1947 - Chuck Yeager quebra a barreira do som: O aviador norte-americano Chuck Yeager tornou-se, neste dia, a primeira pessoa a quebrar a barreira do som. Ele se alistou na Força Aérea em 1941, então com dezoito anos de idade, e trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao seu país, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se firmou, sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no avião X-1. Foi com esta aeronave que ele quebrou a barreira do som, no espaço aéreo da cidade de Victorville, na Califórnia. A barreira do som é uma espécie de obstáculo fictício que, para ser superada, precisa que a velocidade seja maior que a do som do ar, que é de 340m/s (aproximadamente 1.200km/h).

Referências: Wikipedia e NetSaber

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As estradas mais interessantes do mundo - Parte 2

Segue aqui a série de postagens com algumas das estradas mais interessantes do mundo, tiradas de uma lista do site CarsRoute.com. Nesta segunda postagem: Atlanterhavsveien, Oberalp Pass e Viaduto Millau.

Atlanterhavsveien: situada na Noruega, foi votada como a construção do século em seu país. Possui 8km de extensão e liga as cidades de Molde e Kristiansund. Alguns de seus trechos podem ser extremamente perigosos quando o mar está revolto.

Atlanterhavsveien

Oberalp Pass: é uma incrível estrada nas montanhas altas da Suíça, ligando a regisão central do país á região de Graubunden Oberland. Somente encontra-se aberta ao tráfego nos meses de verão.

Oberalp Pass

Viaduto Millau: trata-se de um viaduto suspenso situado no vale do rio Tarn, perdo de Millau, no sul da França. Projetada pelo engenheiro Michel Virlogeux e pelo arquiteto Norman Foster, é a mais alta estrutura deste tipo no mundo.

Viaduto Millau

Referências: CarsRoute.com e Wikipedia

Postagens anteriores: Parte 1

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O grande incêndio de Chicago

Em 8 de outubro de 1871, há exatamente 139 anos, ocorreu uma das maiores catástrofes da história dos Estados Unidos. Até hoje não se tem certeza absoluta de como tudo começou, mas a versão mais conhecida e divulgada dá conta de que o incêndio teria começado numa fazenda, onde uma vaca teria derrubado um lampião a querosene no estábulo, desencadeando o fogo pela cidade, que seria apagado apenas dois dias depois.

O grande incêndio de Chicago
Durante este período de tempo e até que nuvens despejassem uma intensa chuva sobre a cidade, que já era a quarta maior do país, o fogo havia ficado fora de controle. Os bombeiros apenas puderam proteger outras partes da cidade contra as chamas e aguardar a uma chuva, que finalmente apagou o incêndio. Saldo da tragédia: 300 mortos, 100 mil desabrigados e 200 milhões de dólares de prejuízo, tudo isso espalhado por uma área de aproximadamente 8km² de destruição.

Naquela época Chicago era o maior entreposto mundial de madeira. Prédios, casas e até mesmo ruas, eram quase todas construídas utilizando-se desse material. No verão de 1871, uma estação de seca fora do comum e extremamente acentuada, com apenas 25% da precipitação normal do período, criou-se o cenário propício para um grande incêndio. Mesmo antes disso já haviam sido registrados inúmeros pequenos incêndios na cidade. No dia anterior à grande tragédia, inclusive, os bombeiros tinham combatido com êxito um incêndio de grandes proporções em quatro quarteirões.

Chicago hoje
Na semana seguinte já começavam os trabalhos de reconstrução da metrópole. Chicago atraiu muitos engenheiros e arquitetos de renome, que queriam participar do processo de reconstrução. Frank Lloyd Wright foi um destes arquitetos. Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado e hoje a engenharia e a arquitetura da cidade são conhecidas mundialmente. Menos de um ano depois do grande incêndio, estava pronta a nova Chicago.

Referências: Deutsche Welle e Wikipedia

terça-feira, 5 de outubro de 2010

As estradas mais interessantes do mundo - Parte 1

Começa aqui uma série de postagens com algumas das estradas mais interessantes do mundo, tiradas de uma lista do site CarsRoute.com. Nesta primeira postagem seguem as três primeiras: The Overseas Highway, Red Rock Scenic Road e Iroha-zaka.

The Overseas Highway: situada em Florida Keys, Estados Unidos, construída em 1938 sobre o curso de uma antiga estrada destruída por um furacão. Localiza-se praticamente apenas sobre a água e seu trajeto completo leva em torno de 4 horas.

The Overseas Highway

Red Rock Scenic Road: também localizada no Estados Unidos, esta estrada é comumente chamada de “museu sem paredes”, com belos cenários ao longo de seu trajeto.

Red Rock Scenic Road

Iroha-zaka: trata-se de uma estrada sinuosa localizada no Japão, ligando as regiões de Nikko e Oku-Nikko, composta por 48 curvas. Cada curva corresponde a uma letra do antigo alfabeto japonês.

Iroha-zaka

Referência: CarsRoute.com

sábado, 2 de outubro de 2010

Aniversário de 10 anos do Canal #Torino

Hoje, dia 2 de outubro de 2010, faz exatamente dez anos que registrei o Canal #Torino, na época ainda na rede BrasIRC. O canal foi criado a partir da necessidade de se ter um local em que todos pudessem conversar que não fosse o #Quiz, canal de jogos onde os primeiros integrantes do canal se conheceram, ainda mais porque o antigo bot MrQuiz caía a todo momento e, naquela época, ele estava havia vários dias sem aparecer.

Canal #Torino
No início ainda era preciso chamar as pessoas a todo momento pra entrar no canal, que tem esse nome por causa do nick de seu fundador (Torino) e que é homenagem ao grande Torino, time de futebol da Itália. Poucos sabiam de sua existência e alguns dos que sabiam esqueciam de entrar no canal. Aos poucos as pessoas foram se acostumando com a ideia e já iam entrando direto no canal ao conectar no IRC.

Com o passar do tempo, muita gente saiu e muita gente nova entrou, e o canal continua vivo até hoje, depois ter passado por várias redes diferentes. Em maio de 2006, devido à decadência da Rede CHATNet, o Canal #Torino mudou-se para a Rede BrasIRC e, posteriormente, para a BRASNet. Hoje encontra-se, na rede VirtuaLife, a maior rede de IRC do país e sucessora da antiga BrasIRC.

Torino Home Page
O canal tem também um site, a Torino Home Page, e uma comunidade no Orkut. Enfim, parabéns a todos aqueles que já passaram por lá e àqueles que continuam frequentando o canal após estes dez anos de história. (Para acessar o canal, baixe o mIRC ou um script baseado nele ou, ainda, acesse o WebChat do Canal #Sports, digitando depois /j Torino para acessar o canal).