quarta-feira, 20 de outubro de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Campo dos Afonsos

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro do Campo dos Afonsos.

A área era ocupada pelo antigo Engenho dos Afonsos, um vasto campo onde se produzia açúcar e se criava gado. O engenho passou a ser explorado pelo médico Izidoro Rodrigues dos Santos e, mais tarde, pelo Intendente Magalhães, que deu nome ao trecho da Estrada Real de Santa Cruz, depois Rio-São Paulo. A estrada cruzava a área entre os bairros de Campinho e Realengo.

Campo dos Afonsos
Em outubro de 1911 começou a funcionar no local a primeira organização aeronáutica do Brasil, o Aeroclube do Brasil. Fundado por um grupo de idealistas e entusiastas da aviação, o aeroclube tinha como presidente honorário Alberto Santos Dumont.

Antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, que começou em 1914, o Campo dos Afonsos foi ocupado pela Aeronáutica Civil e Militar e lá foi instalada a Escola Brasileira de Aviação. Em meados de 1918, antes do final da guerra, chegou ao Brasil uma pequena missão militar francesa e, em 29 de janeiro de 1919, foi criada a Escola de Aviação Militar, que começou a funcionar no Campo dos Afonsos em 10 de julho do mesmo ano.

Museu Aeroespacial
Em 1939, o Campo dos Afonsos foi denominado 1º Corpo de Base Aérea, com a criação do 1º Regimento de Aviação. A partir de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, com a criação da Força Aérea Brasileira, a área passou a se chamar, oficialmente, Base Aérea dos Afonsos. Atualmente, abriga a Universidade de Força Aérea - UNIFA e o Museu Aeroespacial – MUSAL. Assim, o Campo dos Afonsos é conhecido como berço da aviação brasileira, pois sua história confunde-se com a história da aviação no Brasil. Desde a sua fundação, até hoje, o bairro é formado por militares do ramo da aeronáutica.

Bairro anterior: Campinho

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

é legal esse museu hein ow