sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O grande incêndio de Chicago

Em 8 de outubro de 1871, há exatamente 139 anos, ocorreu uma das maiores catástrofes da história dos Estados Unidos. Até hoje não se tem certeza absoluta de como tudo começou, mas a versão mais conhecida e divulgada dá conta de que o incêndio teria começado numa fazenda, onde uma vaca teria derrubado um lampião a querosene no estábulo, desencadeando o fogo pela cidade, que seria apagado apenas dois dias depois.

O grande incêndio de Chicago
Durante este período de tempo e até que nuvens despejassem uma intensa chuva sobre a cidade, que já era a quarta maior do país, o fogo havia ficado fora de controle. Os bombeiros apenas puderam proteger outras partes da cidade contra as chamas e aguardar a uma chuva, que finalmente apagou o incêndio. Saldo da tragédia: 300 mortos, 100 mil desabrigados e 200 milhões de dólares de prejuízo, tudo isso espalhado por uma área de aproximadamente 8km² de destruição.

Naquela época Chicago era o maior entreposto mundial de madeira. Prédios, casas e até mesmo ruas, eram quase todas construídas utilizando-se desse material. No verão de 1871, uma estação de seca fora do comum e extremamente acentuada, com apenas 25% da precipitação normal do período, criou-se o cenário propício para um grande incêndio. Mesmo antes disso já haviam sido registrados inúmeros pequenos incêndios na cidade. No dia anterior à grande tragédia, inclusive, os bombeiros tinham combatido com êxito um incêndio de grandes proporções em quatro quarteirões.

Chicago hoje
Na semana seguinte já começavam os trabalhos de reconstrução da metrópole. Chicago atraiu muitos engenheiros e arquitetos de renome, que queriam participar do processo de reconstrução. Frank Lloyd Wright foi um destes arquitetos. Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado e hoje a engenharia e a arquitetura da cidade são conhecidas mundialmente. Menos de um ano depois do grande incêndio, estava pronta a nova Chicago.

Referências: Deutsche Welle e Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

se recuperaram rápido ne ow 0_0