quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Rapidinhas de 14 de outubro


Jules Rimet1873 - Nascimento de Jules Rimet: O francês Jules Rimet foi o terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol, de 1919 a 1945, e também presidente da FIFA de 1921 a 1954. A partir de seus esforços e sua iniciativa, realizou-se a primeira Copa do Mundo de futebol em 1930, no Uruguai. Em sua homenagem, a primeira taça a ser entregue aos campeões das Copas do Mundo levava o seu nome. Jules Rimet solicitou que fosse feito um troféu, depois de uma proposta no Congresso da FIFA de 28 de maio de 1928. Somente após um novo congresso realizado em 1946 a taça passou a levar o seu nome. Ainda por sugestão dele, a posse definitiva da taça ficaria com o país que conseguisse conquistar um total de três edições da Copa. Jules Rimet também foi o fundador de um dos mais antigos clubes franceses, o Red Star.

Éamon de Valera1882 - Nascimento de Éamon de Valera: Foi uma das mais importantes figuras políticas da Irlanda no século XX, tendo sido um importante líder da luta pela independência do país em relação ao Reino Unido. Foi condenado à morte pela participação na Insurreição da Páscoa, em 1916, mas foi-lhe concedido indulto. Em 1917, tornou-se líder do Sinn Fein, o Movimento para a Independência. Contrário aos acordos de 1921, que apenas reconheciam ao país o estatuto de membro da Commonwealth e mantinham a Irlanda do Norte como parte integrante do território britânico, ele participou na Guerra Civil de 1922-23. Em 1926, abandonou o Sinn Fein e fundou o partido Fianna Fail, com o qual conseguiu uma cadeira no Parlamento. Em 1932, tornou-se presidente do conselho executivo e, em 1937, Primeiro-Ministro da Irlanda. Nesse cargo, trabalhou em prol da completa separação do país do Reino Unido. Em 1959 chegou à Presidência do país, que ocupou até 1973.

Bell X-1
Chuck Yeager1947 - Chuck Yeager quebra a barreira do som: O aviador norte-americano Chuck Yeager tornou-se, neste dia, a primeira pessoa a quebrar a barreira do som. Ele se alistou na Força Aérea em 1941, então com dezoito anos de idade, e trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao seu país, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se firmou, sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no avião X-1. Foi com esta aeronave que ele quebrou a barreira do som, no espaço aéreo da cidade de Victorville, na Califórnia. A barreira do som é uma espécie de obstáculo fictício que, para ser superada, precisa que a velocidade seja maior que a do som do ar, que é de 340m/s (aproximadamente 1.200km/h).

Referências: Wikipedia e NetSaber