sexta-feira, 3 de setembro de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Campinho

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro de Campinho.

Trata-se de um bairro de classe média-baixa, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, próximo aos bairros de Madureira, Oswaldo Cruz, Praça Seca, Vila Valqueire e Cascadura, fazendo parte da XV Região Administrativa do município. Possui área de aproximadamente 98ha e, segundo o censo de 2000, sua população é de cerca de 10 mil habitantes.

Ortofoto do bairro de Campinho
O nome do bairro tem origem no cruzamento da Estrada Real de Santa Cruz, correspondente às atuais ruas Intendente Magalhães e Ernani Cardoso, com a Estrada de Jacarepaguá (atual rua Cândido Benício) e a Estrada de Irajá (atual rua Domingos Lopes), onde havia um local onde os viajantes costumavam parar para descansar. Ali havia um pequeno campo onde tinha lugar uma feira de gado, conhecido como o “Campinho”, que acabou dando nome ao Largo onde se localizava. O bairro foi oficializado em 23 de julho de 1981.

G. R. E. S. TradiçãoNo século XVIII foi aberta uma hospedaria onde Tiradentes pernoitava em suas viagens ao Rio de Janeiro. Nas suas imediações existia pequena fortaleza, onde foi erguida uma capela, atual Igreja Nossa Senhora da Conceição. Entre seus antigos moradores, destacavam-se o Capitão José de Couto Menezes e Ludovico Teles Barbosa, cujos descendentes abriram ruas na região. O Barão da Taquara também fez o mesmo ainda no final do século XIX, dando origem ao atual bairro do Campinho, porta de entrada para a região de Jacarepaguá.

No bairro também localizam-se duas escolas de samba, a União de Jacarepaguá e a Tradição, a mais famosa do bairro.

Bairro anterior: Camorim

Referência: Portal Geo Rio

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

essa Tradição é muito tosca hein ow, puta merda...