domingo, 12 de setembro de 2010

Steve Biko

Steve Biko, nascido em 18 de dezembro de 1946, faleceu há exatos 33 anos, em 12 de setembro de 1977. Ele foi um dos mais conhecidos ativistas do movimento anti-apartheid na África do Sul durante a década de 1960.

Steve BikoInsatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos, da qual era membro, participou da fundação da Organização dos Estudantes Sul-africanos, em 1968, que passou a prestar serviços médicos e de justiça gratuitos às comunidades negras. Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros. Em março do ano seguinte 1973, no ápice do regime de segregação racial, Biko foi “banido”, o que significava que ele estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais. No entanto, Steve Biko desafiou a proibição mais de uma vez, participando de reuniões políticas, inclusive proferindo pronunciamentos. Por isto, Biko foi preso e interrogado em numerosas ocasiões, a última delas em agosto de 1977.

Steve BikoEm 6 de setembro de 1977 foi preso em um bloqueio rodoviário organizado pela polícia sul-africana em Port Elizabeth. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Cinco dias depois foi colocado num veículo policial para transporte para outro presídio. Steve Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera à “prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro”. Em 1997, a “Comissão da Verdade e Conciliação” declarou que Biko teria “sofrido uma lesão na cabeça durante um interrogatório” e que “depois disto, ele passou a agir de forma estranha, não cooperando mais.”

Steve BikoEm 7 de outubro de 2003, autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados devido à falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos atos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por lesão corporal seguida de morte mas, como os fatos haviam ocorrido em mais de vinte anos antes, tal crime estaria prescrito.

Famosas citações de Steve Biko:
“Um dia nós estaremos em condições de dar à África do Sul o maior dos presentes - uma face mais humana.”
“O gesto de violência de um adulto não merece o sorriso de uma criança.”
“O racismo não implica apenas a exclusão de uma raça por outra - ele sempre pressupõe que a exclusão se faz para fins de dominação.”
“Racismo e capitalismo são faces da mesma moeda.”


Referências: Wikipedia e Jornal O Rebate