quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Xuan Kong Si, o monastério suspenso

Recebi um e-mail muito interessante falando sobre esse monastérios, que encontra-se na província de Datong, na China, e foi construído sobre a encosta do canyon Jinlong. A construção é formada de diversos quiosques que se encaixam no contorno natural da encosta e são ligados entre si por corredores, passarelas e escadas.

Junto com as grutas de Yungang, o templo suspenso é uma das principais atrações turísticas e históricas da região de Datong. Erguido há mais de 1.400 anos, este templo é único não só por sua construção arrojada, sobre um precipício, mas também por seu conteúdo religioso relacionado ao Budismo, ao Taoísmo e ao Confucionismo. O monastério foi construído no ano 491 e mantido ao longo do tempo graças às restaurações feitas pelas dinastias Ming (1368-1644) e King (1644-1911).

Trata-se de uma maravilha arquitetônica com a curiosidade de que os mastros de sustentação dos quiosques estão enterrados nas rochas até a metade de seus comprimentos. O local da construção respeita um princípio fundamental do Taoísmo: “Nenhum ruído, nenhum canto de galo, nenhum latido”. Uma particularidade do templo é que as estátuas de Saka Munin (Budismo), Confúcio (Confucionismo) e Lao-Tsé (Taoísmo) convivem uma ao lado das outras, o que é inadmissível num templo dessa natureza.

Surge então uma importante pergunta: como pôde este monastério resistir às condições adeversas da natureza? A altura em que se encontra o protege das inundações; as escavações na rocha onde está construído o protegem das chuvas e da neve; as montanhas ao seu redor o protegem dos fortes ventos e dos períodos de forte calor. Veja as fotos abaixo (clique para ampliar e abrir em outra janela).









2 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

Sinistro hein ow ~ @ _ @ ~

Nely disse...

Algo sinistro... Mas de uma beleza extraordinária!Tive a oportunidade de visualizar esta "obra de arte" durante a minha viagem do Transiberiano. Uma viagem única e inesquecível que me proporcionou momentos magníficos, como o deslumbre deste templo. Um local que vale apena visitar, absolutamente excepcional :) recomendo!