sábado, 18 de setembro de 2010

Bandeira do Chile

O dia 18 de setembro está marcado na história do Chile. Hoje faz exatamente 200 anos que o país deu início à conquista de sua independência, em 1810, da Espanha. Em razão disso, falarei um pouco aqui sobre a bandeira chilena, seu significado e sua história.

Bandeira do Chile
A bandeira do Chile possui duas listras horizontais iguais, uma branca, na parte de cima, e uma vermelha, na parte de baixo. Na parte branca, do lado esquerdo, encontra-se um quadrado azul, contendo uma estrela branca de cinco pontas, no centro. Basicamente, as três cores têm os seguintes significados: o vermelho representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independênciado país; o branco representa a neve da Cordilheira dos Andes; o azul representa o azul do céu. Além disso, a estrela representa o fato de que o Chile é uma república unitária, e não uma república federal.

Bernardo O'Higgins
Adotada oficialmente em 18 de outubro de 1817, a bandeira chilena é uma das mais antigas do mundo, sendo sua idéia geralmente atribuída a José Ignacio Zenteno, Ministro da Guerra no governo do libertador Bernardo O'Higgins, apesar de alguns historiadores a creditarem a Gregorio de Andía y Varela. Somente em 1854 as proporções dos lados da bandeira foram definidas, sendo adotada a proporção de 2:3. Em 1912 foi a vez de o diâmetro da estrela ser estabelecido. Todas estas determinações seriam depois oficializadas por meio do Decreto Supremo nº 1.534, de 1967, durante o governo de Eduardo Frei Montalva.

Bandeira anterior: Tonga

Referências: WorldFlags101, Flags of the World e Wikipedia

2 Comentário(s)::

Zimbalêmbio disse...

O'Higgins hein ow...

Zimbalêmbio disse...

O'Higgins hein ow...