quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Wish You Were Here

No dia 15 de setembro de 1975, há exatos 35 anos, era lançado pela banda Pink Floyd um dos álbuns de maior sucesso na história da música: Wish You Were Here. Constavam desse álbum, no lado A, as músicas “Shine on You Crazy Diamond (Partes 1 a 5)” e “Welcome do the Machine” e, no lado B, “Have a Cigar”, “Shine on You Crazy Diamond (Partes 6 a 9) e a música que deu título ao álbum, “Wish You Were Here”.

As músicas do álbum falam sobre a ausência e em duas das suas faixas (“Welcome to the Machine” e “Have a Cigar”) sobre os aspectos negativos da indústria musical. Diz-se que a faixa “Wish You Were Here” fala sobre o que eles pensavam ser o desmoronamento da banda e é também um tributo a Syd Barrett, cujos problemas com a droga LSD o afastaram da banda. A faixa “Shine on You Crazy Diamond”, dividida em nove partes, também é uma homenagem a Syd Barrett.

Este álbum atingiu o nº 1 na Billboard, vendendo mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi premiado com disco de ouro com a sêxtupla platina em maio de 1997. No mundo inteiro vendeu mais de 13 milhões cópias. Veja abaixo o vídeo e a letra da música “Wish You Were Here”.



WISH YOU WERE HERE (1975)

So
So you think you can tell
Heaven from Hell
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?
Did they get you to trade
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
Did you exchange
A walk on part in the war
For a lead role in a cage?

How I wish
How I wish you were here
We're just two lost souls
Swimming in a fish bowl
Year after year
Running over the same old ground
What have we found?
The same old fears
Wish you were here


Referência: Wikipedia


1 Comentário(s)::

Zimbalêmbio disse...

Wish You Were Here é o cão hein ow