sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bandeira de Tonga

Tonga, distante e pouco conhecido país localizado na Oceania, tornou-se independente do Reino Unido no dia 4 de junho de 1970, há exatamente 40 anos. Desde maio de 1900 Tonga era um protetorado britânico, status obtido após a assinatura de um tratado de amizade que chegou ao fim 70 anos depois, quando foi declarada a sua independência. Aproveitando a data festiva no país, falarei um pouco hoje sobre a bandeira do país.

Bandeira de Tonga
A bandeira foi criada na década de 1860 e adotada oficialmente no dia 4 de novembro de 1875, o que a torna uma das mais antigas bandeiras do mundo já adotadas e que ainda permanecem em uso. Uma lei também de 1875, inclusive, impõe que a bandeira de Tonga jamais seja alterada. A bandeira é baseada numa idéia do rei George Tupou I e possivelmente no Pavilhão Vermelho Britânico, do século XVII, que era uma bandeira vermelha com uma chamada “Bandeira da União” colocada no canto superior esquerdo.

Rei George Tupou I
Diz-se que a cruz vermelha representa a crença do país no Cristianismo. A parte branca representa a pureza e a parte vermelha, que abrande quase toda a bandeira de Tonga, representa o sangue de Jesus após a crucificação, lembrando ao povo do país que eles devem sua salvação a Cristo.

Uma curiosidade a respeito da bandeira é que ela, antes de ser adotada oficialmente, era idêntica àquela utilizada pela Cruz Vermelha, adotada em 1863. Para que se evitasse confusão, a bandeira foi modificada.

Bandeira anterior: Irã

Referências: WorldFlags101, Flags of the World e Wikipedia

2 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

Tonga hein ow... só sabem jogar rugby... --'

P. L. F. V. disse...

Cara, fui ler sobre esse país... olha essa estatística:

70% das mulheres com idades 15-85 são obesas.

ASSUSTADORA @_@