segunda-feira, 7 de junho de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cacuia

Prosseguindo com o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre a Cacuia.

Na linguagem indígena dos antigos habitantes, Cacuia, bairro localizado na Ilha do Governador, significa “morro do vaso de beber” ou “morro da cuia”. No século XIX existiu na região a próspera fazenda São Sebastião, com atividades voltadas para a exploração de cal de mariscos e a extração de saibro. Sua proprietária, a viúva Amaral, vendeu a fazenda em 1871 para a Marinha do Brasil e a área tornou-se militar. Inicialmente foi instalado um depósito de munições e construída uma escola de aprendizes marinheiros. Atualmente nela encontram-se a estação de rádio da Marinha e a base de combustíveis líquidos.

ortofoto da Cacuia
Durante o mandato do presidente Floriano Peixoto (1891-94), ocorreu a Revolta da Armada (1893) e a antiga escola ali instalada foi palco de violentos conflitos envolvendo os revoltosos almirantes Custódio e Saldanha, o capitão Negreiros e o general “florianista” Silva Teles, morto ao tentar ocupá-la. Grande parte dessa área da Marinha compreende o morro do Matoso, recoberto por uma mata densa, e o manguezal cortado pelo rio Jequiá. Por sua importância ecológica, a região foi transformada na Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) do Jequiá, com 147 hectares, por decreto municipal do ano de 1993, incluindo sítios arqueológicos compostos pelo acúmulo de conchas deixadas pelas antigas tribos que habitavam o litoral do Rio de Janeiro. Dentro da Reserva, fica a colônia de pescadores Almirante Gomes Pereira, conhecida como colônia Z-10, em local cedido pela Marinha em 1920, que a regulamentou em 1938, estabelecendo condições para a permanência dos moradores. Na orla marítima, próxima ao morro do Matoso, ficam as praias do Golfinho, Brava e do Alentejo, dentro da área militar.

União da Ilha do GovernadorA área urbanizada do bairro tem como via principal a Estrada da Cacuia, com registros datados desde 1930. Parte dele foi loteado pelo Jardim Carioca, depois um bairro à parte. Com o decorrer dos anos o bairro adensou, consolidando-se como área residencial, com centro funcional de expressivo comércio e serviços ao longo da Estrada da Cacuia e da Estrada do Galeão. Nele está instalado o único cemitério da Ilha do Governador, o Cemitério da Cacuia, inaugurado em 1904. O bairro também é conhecido por ter o carnaval mais animado da região e, em 1953, foi fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) União da Ilha do Governador, com as cores azul, vermelho e branco, alcançando em 1994, o quarto lugar no Grupo Especial.

Bairro anterior: Cachambi

Referência: Portal Geo Rio

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

diga espelho meu se há na avenida alguém mais feliz que eu @_@