segunda-feira, 3 de maio de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cachambi

Seguindo com o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Cachambi.

Caxamby, nome de origem indígena, significa fecho, laço que amarra o capim; mato trançado. Suas terras eram formadas por imensos capinzais, muito procuradas como alimentos para as criações de animais, o que valorizava os terrenos. Dois portugueses, Manuel da Silva Cardoso e Manuel Brandão, grandes proprietários locais, comercializavam com esses capinzais. Mais tarde lotearam parte dos terrenos e venderam o restante para a instalação de uma indústria.

Igreja
Antigamente, o Cachambi era muito procurado por ciganos que instalavam suas tendas em terrenos baldios. Em 1879, surgiu a Companhia Ferro-Carril de Cachambi, com bondes puxados a burro, que fazia a primeira ligação nos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro. Em 1901, foi inaugurada no bairro a Igreja de Nossa Senhora da Aparecida.

O bairro do Cachambi, localizado na Zona Norte da cidade, ganhou visibilidade com a inauguração do Norte Shopping, em 1986, instalado onde ficava a antiga Fábrica Klabin, decorada com vitrais do inglês Brian Clarke.

Norte Shopping
Bairro anterior: Brás de Pina

Referências: Portal Geo e Wikipedia