quinta-feira, 6 de maio de 2010

Eurotúnel

No dia 6 de maio de 1994, há exatamente 16 anos, foi inaugurado oficialmente o Eurotúnel (Channel Tunnel, para os ingleses, e Tunnel sous la Manche, para os franceses), um túnel ferroviário ligando França e Inglaterra atravessando o Canal da Mancha.

Mapa
Por várias vezes haviam sido propostas obras para fazer ligação, principalmente a partir do século XIX. Mas foi somente após o fim da Segunda Guerra Mundial que os técnicos acreditaram que o conhecimento tecnológico existente era suficiente para a construção do túnel e começaram a dar-lhe a devida atenção. Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal. Em seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975, quando já estavam construídos 250 metros de um túnel de teste.

Estação de Waterloo
Em 1984, a ideia foi retomada com uma proposta conjunta dos governos britânico e francês para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público no início de 1986. O percurso planejado ligava Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o túnel encontra-se a 40 metros abaixo do fundo do mar, sendo a seção sul mais funda do que a seção norte. A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 mil trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. A empreiteira principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 10 empresas e 5 bancos de ambos os países.

O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha ocorreu em 1º de dezembro de 1990, num “crossover” (passagem que permite que um trem passe de um túnel a outro), tornando possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa continental pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.

Esquema
SeçãoO túnel é constituído, na verdade, por três túneis paralelos, dois ferroviários principais e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente. Os passageiros e os veículos são transportados por trens num trajeto que dura apenas 35 minutos. Ele possui O túnel possui 50,45 km de comprimento, sendo que 37,9 km estão debaixo do mar. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 metros.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

o cão ne ow... ainda vou lá...