História dos Bairros do Rio de Janeiro - Brás de Pina
Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Brás de Pina.
Brás de Pina é um bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, próximo ao bairro da Penha. O nome do bairro deve-se ao antigo proprietário de suas terras, o Sr. Brás de Pina, que ali mantinha um engenho de açúcar no século XVIII. As terras da fazenda estendiam-se até as margens da Baía da Guanabara, estando o seu nome ligado ao contrato de pesca das baleias. O seu contrato com a Coroa terminou em 1765, arrematado por Pedro Quintela. Enquanto durou, entretanto, Brás de Pina mandou construir o antigo Cais dos Mineiros, para poder escoar tanto a sua produção de açúcar quanto o óleo de baleia, usado na iluminação pública.
Segundo Vivaldo Coaracy, em sua obra “O Rio de Janeiro no século 17”, o chamado “contrato das baleias” foi a origem das numerosas armações estabelecidas ao longo da costa para a extração do óleo e da graxa e das quais as mais conhecidas são as da Bahia, do Rio de Janeiro, da Bertioga e de Santa Catarina.
A modernização do bairro ocorreu no início do século XX, ganhando impulso quando foi inaugurada a antiga parada de Brás de Pina, da Estrada de Ferro Leopoldina, em 5 de Setembro de 1910. A urbanização foi encetada pela Companhia Kosmos Construtora, que adquiriu as terras do antigo engenho e promoveu o loteamento do terreno, erguendo centenas de bangalôs e casas em estilo neocolonial. Os técnicos europeus, encarregados do projeto e das obras, dotaram o bairro de quarteirões projetados para abrigar bosques de eucaliptos, ornamentando as ruas com ipês, sapucaias e flamboyants.
Abaixo, uma foto da Av. Brás de Pina, a principal do bairro, no ano de 1973.
Bairro anterior: Botafogo
Referências: Portal Geo e Wikipedia
2 Comentário(s)::
bairro bizarro...
Seu cu
Postar um comentário