segunda-feira, 12 de abril de 2010

Stanley Cup 1927-28: título dos Rangers

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK


Primeiro Ottawa Senators

A temporada 1927-28 da NHL foi disputada por 10 equipes divididas em duas divisões: Americana (Bruins, Rangers, Pirates, Cougars e Blackhawks) e Canadense (Canadiens, Maroons, Senators, Maple Leafs e Americans). A divisão canadense foi conquistada pelo Montreal Canadiens, que venceu 26 dos 44 jogos que disputou, terminando com 59 pontos. Montreal Maroons, segundo colocado, e Ottawa Senators, terceiro colocado e defendendo seu título, também se classificaram para os playoffs. Na divisão americana, Boston Bruins terminou na frente, conquistando 20 vitórias nos 44 jogos da temporada regular. Também chegaram aos playoffs New York Rangers e Pittsburgh Pirates, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Ottawa, que possuía o menor mercado para a NHL na época, acabou se prejudicando financeiramente com o aumento dos salários dos jogadores. Tiveram de negociar sua maior estrela, Hooley Smith, para o Montreal Maroons e, depois, seu importante jogador de defesa Edwin Gorman. Outro problema era que a torcida tendia a assistir mais aos jogos contra equipes do próprio Canadá do que contra as dos Estados Unidos.

Howie MorenzMas a disputa no gelo também foi muito boa. Howie Morenz, dos Canadiens, marcou 33 gols na temporada e também foi o líder em assistências. Alex Connell, goleiro dos Senators, estabeleceu um recorde na NHL com seis shutouts consecutivos, ficando 460 minutos e 59 segundos sem sofrer gols. Boston Bruins, ajudado pelas atuações de Eddie Shore e Hal Winkler, terminou em primeiro lugar na divisão americana pela primeira vez e já estava na final do lado americano, enquanto os Canadiens estavam na final pelo lado canadense.

Rangers, campeão em 1927-28
Nos playoffs, Ottawa não teve forças para superar os Maroons e foram derrotados, assim como os Pirates foram derrotados pelos Rangers. Agora, de um lado brigavam as duas equipes de Montreal – Maroons e Canadiens – e de outro brigavam os rivais da costa leste – Bruins e Rangers. Na rivalidade canadense, levaram a melhor os Maroons e, na rivalidade americana, levaram a melhor os Rangers. Na disputa da Stanley Cup, em melhor de cinco, os Rangers conquistaram o título com 3-2 na série diante dos Canadiens (0-2, 2-1, 0-2, 1-0 e 2-1). Foi a primeira equipe dos Estados Unidos a conquistar a Stanley Cup desde a formação da NHL e a primeira desde o Seattle Metropolitans, campeão em 1917.

Prêmios da Temporada:
- O’Brien Trophy: Montreal Canadiens
- Prince of Wales Trophy: Boston Bruins
- Hart Memorial Trophy: Howie Morenz (Montreal Canadiens)
- Lady Byng Trophy: Frank Boucher (New York Rangers)
- Vezina Trophy: George Hainsworth (Montreal Canadiens)


Referência: Wikipedia


1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Rangers não ganha mais nada hein ow