sexta-feira, 30 de abril de 2010

O menor vertebrado do mundo


Pædocypris progeneticaO menor vertebrado do mundo foi descoberto na Ilha de Sumatra, na Indonésia, por cientistas europeus e de Cingapura, há cerca de quatro anos. Trata-se de um peixe, cujo nome científico é Pædocypris progenetica, que tem apenas entre 7,9 e 8,6 milímetros de comprimento na fase adulta. A descoberta foi publicada no jornal britânico “Proceedings of the Royal Society”.

Pædocypris progeneticaO Pædocypris progenetica parente distante da carpa mas de dimensões muito mais reduzidas. Apesar do seu tamanho minúsculo, o peixe possui barbatanas pélvicas com músculos excepcionalmente grandes que usa para agarrar a fêmea durante o acasalamento, asseguram os cientistas. Eles caracterizam-se ainda por ter um corpo transparente, quando adultos, o que lhes dá a aparência de uma larva, e por viverem em águas escuras, cem vezes mais ácidas do que a água da chuva.

A escassez de alimentos não parece preocupar estes peixes que, dado o seu reduzido tamanho, se saciam com uma pequena quantidade de plâncton. Os cientistas acreditam que com a destruição do seu habitat, principalmente devido às atividades de silvicultura e agricultura, já se tenham perdido várias populações deste tipo de peixes, mas têm esperança de ainda terem tempo para investigar mais sobre a espécie.

Pædocypris progenetica
Ainda segundo os cientistas, o peixe possui um "um crânio muito rudimentar", que deixa o cérebro exposto. Pressões evolutivas teriam feito o peixe desenvolver nadadeiras altamente modificadas para sobreviver em seu ambiente. Até a descoberta do Pædocypris progenetica, o animal vertebrado recordista em termos de menor tamanho era outro peixe, o gobião-anão (Trimmatom nanus), que mede 8 milímetros na fase adulta.

Referências: Portal das Curiosidades e UOL Notícias

3 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

que bisonho --'

P. L. F. V. disse...

Vc frita e o bicho evapora hahaha

dompetpoker disse...

TBK DOMPETPOKER IS THE SITE / WEBSITE AGENCY GAMBLING POKER ONLINE MONEY WITH THE BEST SERVERS IN SUPPORTING BY THE FRIENDLY CUSTOMER SERVICE
agen poker
poker online
agen poker terbaik
agen poker terpercaya
poker uang asli