sexta-feira, 25 de junho de 2010

60 anos do início da Guerra da Coreia

Há exatamente 60 anos, no dia 25 de junho de 1950, teve início a Guerra da Coreia, que foi travada até julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países, Coreia do Sul e Coreia do Norte, que perdura até aos dias de hoje.

Em 1950, cinco anos e meio depois de derrotarem a Alemanha Nazista, principalmente no front oriental russo em pleno inverno rigoroso, os Estados Unidos e a União Soviética, antigos aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial. A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois Estados: a República da Coreia, ao sul, e a República Popular Democrática da Coreia, ao norte. Esta demarcação, existente desde 1945 por meio de um acordo entre os governos norte-americano e soviético, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte, o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.

Guerra da Coreia - Soldados em Seul
Em 3 de julho de 1950, depois de várias tentativas de derrubar o governo do sul, a Coreia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam tropas, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a repelir os invasores. Em setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. No dia 15 daquele mês, chegam com certa facilidade à cidade de Incheon, perto de Seul, e, algumas horas depois, entram na cidade ocupada. Os 70 mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos 140 mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois Seul é libertada.

Guerra da Coreia - Tanque Norte-Americano
Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. No dia 1º de outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coreia do Norte. Durante quase três anos, o povo coreano foi envolvido numa brutal guerra fratricida, violenta de ambos os lados. Milhares de prisioneiros amontoados em campos de concentração esperavam ansiosamente por um armistício. Com a ajuda da China, as forças das Nações Unidas são rechaçadas para a Coreia do Sul. O General MacArthur, insistindo em um ataque direto à China, é substituído, em abril de 1951, pelo General Ridgway.

Em 23 de junho de 1951 começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Panmunjon, em 27 de julho de 1953. O único resultado é o cessar-fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado e o país continua dividido em dois.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

mais uma imbecilidade do ser humano hein ow