quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bandeira do Irã

No dia 11 de fevereiro de 1979, há exatos 31 anos, culminava a Revolução Iraniana, através da qual o Aiatolá Khomeini tomava o poder no país definitivamente, tornando-o uma república islâmica e passando a ser o seu líder supremo. Nesta ocasião, aproveito para falar um pouco sobre a bandeira do Irã e sua história.

KhomeiniA bandeira iraniana, em proporções oficiais de 4:7, consiste de três listras horizontais verde, branca e vermelha. Diz-se que a listra verde simboliza o Islã, a branca simboliza a pureza e a paz e a vermelha simboliza sangue e coragem. Além das listras e do brasão, aparece escrito na 22 vezes bandeira “Allah-o Akbar”, que significa “Deus é Grande”. Estes escritos, que aparecem em Kufi estilizado, representam o dia 11 de fevereiro de 1979, o dia da Revolução. De acordo com a constituição da república, o número 22 foi escolhido porque a Revolução derrubou o antigo regime no 22º dia do 11º mês do calendário iraniano, que é baseado nos signos do zodíaco.

No centro está localizado o brasão, que consiste de quatro crescentes e uma espada e que simboliza a força e o crescimento da fé muçulmana. Estas cinco partes nas quais se divide o brasão representam os cinco pilares do Islã.

Bandeira do Irã
Esta bandeira foi adotada oficialmente no dia 29 de julho de 1980 as suas cores são tradicionais no país, provavelmente utilizadas pelo menos desde o século XVIII. Uma curiosidade sobre a bandeira é a diretiva governamental baixada em julho de 2007 que proíbe que a bandeira do Irã seja hasteada a meio-mastro em respeito a qualquer acontecimento. Segundo o vice-presidente à época, Paryiz Davoodi, este ato é um desrespeito à palavra santa “Alá”, que aparece no centro da bandeira.

Bandeira anterior: Botsuana

Referências: WorldFlags101 e Flags of the World

1 Comentário(s)::

Baomiro disse...

Khomeini hein ow