segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NASDAQ: o que é, afinal?

Do nada, de uns anos pra cá, começamos a ouvir falar nessa tal de NASDAQ. Pelo menos eu, talvez porque nunca tenha prestado atenção, não tinha ouvido falar nessa tal coisa até então. Como hoje, 8 de fevereiro, completam-se 39 anos da primeira sessão da NASDAQ (08/02/1971), resolvi ver do que se trata e escrever um pouco aqui.

A NASDAQ (“National Association of Securities Dealers Automated Quotations”, que significa em Português algo como “Sistema Eletrônico de Cotação da Associação Nacional de Intermediários de Valores”) é uma bolsa de valores eletrônica, constituída por um conjunto de corretores conectados por um sistema de informática. Esta bolsa lista mais de 3.200 ações de diferentes empresas (este número já superou 5.000 no ano de 2000), em sua maioria de pequena e média capitalização. Caracteriza-se por compreender as empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações, biotecnologia, etc.

NASDAQ
É também o organismo responsável do mercado não regulado nos Estados Unidos. Tem sua origem na petição do Congresso Norte-Americano à comissão que regula a bolsa de valores (SEC), alegando que havia realizado um estudo sobre a segurança dos mercados. A elaboração deste relatório detectou que os mercados não regulados eram pouco transparentes. A SEC propôs, então, sua automatização e daí surgiu a NASDAQ, cuja primeira sessão, como dito acima, ocorreu em 8 de fevereiro de 1971.

NASDAQO processo de abertura de capital na NASDAQ é mais simples e barato que na NYSE (Bolsa de Valores de Nova York), razão pela qual empresas não muito grandes fazem seu lançamento inicial de ações (IPO - initial public offering) na NASDAQ. Entre 1997 e 2000 ela impulsionou 1.649 empresas públicas e, neste processo gerou, 316,5 bilhões de dólares. Depois de uma profunda reestruturação em 2000, a NASDAQ converteu-se numa empresa com fins lucrativos e totalmente regida por acionistas, com ações de sua emissão negociadas em sua própria bolsa. Hoje em dia, continua incrementando sua capacidade no volume de transações, sendo capaz de transacionar 6 bilhões de ações em um dia. Em número de ações transacionadas e em número de negócios é atualmente a maior bolsa de valores do mundo. A sede da NASDAQ está alojada no edifício da Times Square número 4, em Nova York.

Referência: Wikipedia