terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reunificação da Alemanha

Há exatamente 20 anos, em 31 de agosto de 1990, era assinado o Tratado de Unificação da Alemanha, por meio do qual a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental passariam a formar, novamente, um único país, a República Federal da Alemanha. A reunificação alemã somente ocorreria em 3 de outubro daquele mesmo ano, quando o território da antiga República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha Ocidental).

Mapa - Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental
Após as primeiras eleições livres na Alemanha Oriental, em 18 de março de 1990, as negociações entre os dois países culminaram no referido Tratado de Unificação (Einigungsvertrag), celebrado em 31 de agosto de 1990, enquanto os entendimentos entre a Alemanha Ocidental, a Alemanha Oriental e as quatro potências de ocupação (Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética) resultaram no chamado “Tratado Dois Mais Quatro”, celebrado em 12 de setembro de 1990, que outorgava independência plena ao Estado Alemão reunificado.

A Alemanha reunificada continuaria a integrar a Comunidade Européia (posteriormente, União Européia) e a OTAN. O termo “reunificação” é utilizado para designar este processo, que é distinto da unificação da Alemanha, ocorrida em 1871. A reintegração dos dois países teve um alto custo econômico, que gerou inflação e recessão. Um dos problemas sociais provocados pela reunificação foi a necessidade de estender a toda a população o nível de vida e poder de compra alcançado pelos habitantes do lado ocidental.

Bandeiras - Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental
A União Democrata Cristã, de Helmut Kohl, venceu com folga as primeiras eleições na nova Alemanha, em dezembro de 1990, mas o governo enfrentou graves problemas, como o aumento da dívida pública, o alto índice de desemprego e a atuação de grupos neonazistas e de extrema direita, cujos ataques visavam sobretudo o grande contingente de imigrantes do país.

Helmut KohlDesgastado pelos dezesseis anos consecutivos como chanceler (primeiro-ministro), Kohl foi derrotado nas eleições de 1998 pelo Partido Social Democrata (SPD), sob a liderança de Gerhard Schröder, que formou um governo com o Partido Verde Alemão. O desemprego continuou a ser um desafio para o governo, mas Schröder firmou sua reputação política ao fazer a Alemanha participar, depois de muitos anos, de importantes decisões internacionais, como a intervenção na Macedônia e a guerra contra o terrorismo promovida pelos Estados Unidos. Em 2000, completou-se a mudança da sede de governo de Bonn para Berlim e, em 2002, a social-democracia de Schröder voltou a triunfar nas eleições.

Referência: Wikipedia

sábado, 28 de agosto de 2010

Rapidinhas de 28 de agosto


1749 - Nascimento de Goethe: Nascido em Frankfurt, Goethe foi um dos mais importantes escritores e pensadores alemães, que também se enveredou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. GoetheJuntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão conhecido como “Sturm und Drang”. De sua vasta produção fazem parte romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência com pensadores e eminentes personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Outras importantes obras suas foram “Prometheus” (1774), “Torquato Tasso” (1780), “Fausto” (1806) e “As Afinidades Eletivas” (1809). Ele faleceu em 1832.

1828 - Nascimento de Tolstoi: O russo Leon Tolstoi é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Nascido numa família nobre, ele ficou órfão ainda aos nove anos e foi educado por preceptores. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos Tolstoie ideias batiam de frente com as da Igreja e dos governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Junto a Fiodor Dostoievski, Gorki e Tchecov, Tolstoi foi um dos maiores nomes da literatura russa do séc. XIX. Depois da década de 1870, suas convicções cada vez mais exaltadas passaram a atrair a atenção de místicos do mundo inteiro. Ao mesmo tempo, ampliava-se sua fama de grande romancista. Suas obras mais famosas foram “Cossacos” (1863), “Guerra e Paz” (1869), “Anna Karenina” (1877) e “A Morte de Ivan Ilitch” (1886). Morreu aos 82 anos em decorrência de uma pneumonia.

Repórter Esso1941 - Entra no ar o Repórter Esso: Nesse dia ocorria a primeira transmissão de um programa de notícias no rádio brasileiro, o Repórter Esso. O programa era patrocinado pela empresa norte-americana Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no programa foram Gontijo Teodoro, Luiz Jatobá e Heron Domingues. Alguns de seus famosos slogans eram: “Repórter Esso, o primeiro a dar as últimas” e “Repórter Esso, a testemunha ocular da história”. O programa inicialmente foi criado para fazer a propaganda da guerra americana direcionada ao povo brasileiro. Iniciou sua atividade apoiado pelo presidente Getúlio Vargas e sob a orientação do Departamento de Imprensa e Propaganda. Foi um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações, pois o chamado “pacote cultural-ideológico” dos Estados Unidos incluía uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial. O programa chegou a ser transmitido também na televisão de 1952 a 1970. A última transmissão no rádio ocorreu em 31 de dezembro de 1968.

Referências: Wikipedia e NetSaber

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hemisférios de Magdeburgo

Procurando algumas informações no Google Maps, me deparei com a cidade de Magdeburgo, na Alemanha. Na hora me lembrei que estudei algo em Ciências, sei lá quantos anos atrás, que falava sobre os “Hemisférios de Magdeburgo”. Fui pesquisar novamente pra lembrar do que se tratava e eis abaixo a resposta.

Hemisférios de MagdeburgoA chamada experiência dos Hemisférios de Magdeburgo foi realizada pelo alemão Otto Von Guericke em 1654, quando este era prefeito da cidade. Consistiu em ajustar duas semiesferas de cobre de diâmetro de 1,19m e, com uma bomba de sucção criada por ele, retirar o ar de dentro da esfera formada pela junção das duas peças, deixando em sua parte interior apenas vácuo. Depois de retirado o ar, tentou-se separar as duas semiesferas até mesmo com a força de 16 cavalos, oito de cada lado, tamanha a dificuldade imposta pela pressão atmosférica, mas sem êxito. Otto Von Guericke concluiu que sua experiência estava relacionada à existência da pressão atmosférica, tal como havia comprovado o italiano Evangelista Torricelli.

Otto Von GuerickeOs primeiros experimentos de Von Guericke usaram uma espécie de adaptação de uma bomba d'água adaptada para esvaziar um barril. Devido à dificuldade enfrentada, ele modificou a bomba para a retirada de ar do barril, mas a impossibilidade de vedação o levou a usar hemisférios de cobre selados com tiras de couro. Com isso, von Guericke demonstrou a possibilidade de usar o vácuo para exercer grandes forças, como demonstrado no referido e famoso experimento dos “Hemisférios de Magdeburgo”. A partir daí, Von Guericke aperfeiçoou a bomba mecânica de vácuo, melhorando sua vedação, aperfeiçoando a válvula de saída e diminuindo o espaço morto dentro da bomba.

Monumento em Homenagem à Experiência dos Hemisférios de Magdeburgo
Desenvolvimentos posteriores seguiram a trajetória de aperfeiçoar o esquema de Von Guericke, que se estendeu até o final do século XIX, seguido de um retorno ao conceito torricelliano de bombas de pistão líquido de mercúrio, do surgimento das bombas mecânicas rotativas e de adaptações de bombas de jato de vapor, turbomecânicas e, finalmente, de bombas baseadas em ionização, combinação química e adsorção. O desenvolvimento das bombas de vácuo levou ao correspondente desenvolvimento de medidores de vácuo. O primeiro deles foi a própria coluna de mercúrio de Torricelli, capaz de medir pressões com precisão de 0,001 mm de Hg.

Referência: Instituto de Física Gleb Wataghin (UNICAMP)

domingo, 22 de agosto de 2010

O tricampeonato dos Lakers na NBA em 1953-54

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Apenas nove equipes entraram na disputa da temporada 1953-54 da NBA e novamente as melhores equipes na temporada regular foram o New York Knicks, com 44-28, no Leste, e o Minneapolis Lakers, com 46-26, no Oeste. Tendo sido as equipes que disputaram as duas finais anteriores da NBA, as mesmas eram as favoritas para se enfrentar numa terceira final consecutiva.

Minneapolis LakersO formato dos playoffs era agora diferente. As três melhores equipes de cada divisão disputavam um triangular, jogando uma vez em casa e uma vez fora contra as equipes da mesma divisão. Assim, no Leste, os Knicks, depois de grande campanha na temporada regular, perderam o ritmo e terminaram em último, com 0-4, ficando o Syracuse Nationals em primeiro, com 4-0, seguido pelo Boston Celtics, com 2-2. No Oeste, Lakers e Royals cancelaram o último jogo, que não afertaria a classificação, e Minneapolis terminou em primeiro com 3-0, seguido pelo Rochester Royals, com 2-1.

Na final do Leste Syracuse levou a melhor sobre Boston por 2-1 e, no Oeste, Minneapolis derrotou Rochester também por 2-1. Syracuse Nationals e Minneapols Lakers disputariam, então, as finais da NBA naquela temporada, com o primeiro jogo sendo disputado em Minneapolis. A vitória na primeira partida final foi para o time da casa, por 79-68. George Mikan, cuja média de pontos caíra para 18,1 por jogo, não conseguiu ajudar a equipe o suficiente no segundo jogo, vencido por Syracuse por 62-60. Os Lakers dariam o troco e assumiriam a liderança da série com uma vitória por 81-67 na partida seguinte.

Foto do Time Campeão (1953-54)
Os Nationals sofreram com vários jogadores contundidos e que não puderam disputas aquelas finais. No entanto, ao contrário do que muitos pensavam, a equipe estava muito bem ajustada e empatou a série final ao vencer o quarto jogo por 80-69. Novamente os Lakers tomaria a frente vencendo por 84-73 e os Nationals empatariam no sexto jogo, vencendo por 65-63 fora de casa. O jogo decisivo, número 7 da série, seria em Minneapolis. Jim Pollard foi o nome do jogo, marcando 21 pontos, numa partida em que os Lakers lideraram desde o início. Syracuse reagiria no último quarto, mas não o suficiente para impedir a vitória dos Lakers por sete pontos (87-80) para comemorar o terceiro título consecutivo da equipe. Uma surpresa negativa para os torcedores, entretanto, viria após o fim da temporada: George Mikan anunciava sua aposentadoria das quadras.

Referências: NBA.com, Wikipedia e Sports E-cyclopedia

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Encontro de paranormais

Divertido comercial da Budweiser mostrando um encontro de paranormais...


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Estações de Metrô de Atenas

Algumas fotografias interessantes de estações de Metrô em Atenas, na Grécia:


Akropoli
Akropoli
Egaleo
Egaleo
Eleonas
Eleonas
Ethniki Amina
Ethniki Amina
Halandri
Halandri


Referência: Attiko Metro S. A.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Les Paul

Hoje se completa um ano da morte de Les Paul, o músico norte-americano que inventou nada menos do que a guitarra elétrica. Lester Williams Polfus nasceu em 9 de junho de 1915 e foi, assim, um dos pioneiros no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos.

Guitarra Les Paul
Começou a se interessar por música ainda aos oito anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e, posteriormente, guitarra. Aos 13 anos já era guitarrista de música country e tocava profissionalmente. Após participar de algumas bandas, Les Paul lançou seus dois primeiros discos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red e outro como músico da banda de Georgia White.

Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, ele criou uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com o logotipo da marca. Após alguns anos, a fabricante acabou por mudar de idéia.

Les Paul
Les Paul foi também o criador da chamada “gravação multicanal”. Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. Outra música, chamada “Brazil”, foi gravada da mesma forma o lado B daquele disco. Esta foi a primeira vez que gravação multicanal foi realizada. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco, e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multicanal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas, como ele mesmo fez mais tarde.

Ao saber da sua morte, em 12 de agosto de 2009, por complicações causadas por uma pneumonia, muitos artistas homenagearam-no e expressaram publicamente sua tristeza. Slash, ex-guitarrista dos Guns n’ Roses, classificou-o como uma pessoa “vibrante e cheia de energia positiva”. O guitarrista do U2, The Edge, disse: “Seu legado como músico e inventor vai viver e sua influência sobre o rock and roll nunca será esquecida”.

Referência: Wikipedia

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bao Ritcho

Alias do Bao Ritcho no mIRC

Hoje Bao Ritcho completa 25 anos de idade. Muitos já me perguntaram a origem dele ou, mais especificamente, a origem de seu nome. Não posso explicar. Veio da minha cabeça. E se pudesse achar uma explicação para isso, certamente seria difícil de colocar em palavras para que alguém compreendesse. Certo é que ele fez parte da minha infância e continua fazendo parte da minha vida até hoje. Em meio a uma “faxina” entre os brinquedos, lá pelo final dos anos 80, quase ele foi jogado fora ou dado para alguma criança pobre. Mas algo naquele dia me fez querer ficar com ele e então começou toda essa história. Jamais poderia agradecer a mim mesmo ou à minha mente por tê-lo “criado”. Portanto, aqui fica meu agradecimento mais uma vez pela sua existência, porque no fundo eu o considero como um ser vivo e à parte.

Bao Ritcho

sábado, 7 de agosto de 2010

Lendo Dostoievski aos 12 anos



Fonte: Ryot IRAS

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Camorim

Prosseguindo com o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Camorim.

O nome do bairro deriva do idioma Tupi, onde se falava “camury”, (ca = mata e mury = mosca ou mosquitos), ou seja, “mata com muitos mosquitos”. O nome hoje designa o bairro e sua principal estrada de acesso. Toda a região onde se situa pertencia a Gonçalo Correia de Sá e era conhecida como Pirapitingui (peixe de escamas brancas). Nela Correia de Sá possuía a antiga Fazenda do Camorim, onde, em 1625, mandou levantar a Capela de São Gonçalo de Amarante, padroeiro do local, e que existe até os dias de hoje.

A maior parte do bairro está ocupada pelas montanhas do Maciço da Pedra Branca, abrangendo a Pedra Rosilha e a Serra do Nogueira. A herdeira de Correia de Sá, Dona Vitória de Sá, tinha um primitivo engenho que foi dividido em três grandes fazendas.

Rio Centro
Dentro da floresta, numa bacia cercada pelas montanhas, encontram-se o açude do Camorim, com área de 210.000 m³ e profundidade de 18m, que está 435m acima do nível do mar. O açude, planejado por Sampaio Corrêa e construído por Henrique de Novaes, forma um dos mais belos recantos da cidade do Rio de Janeiro. Mais abaixo ficam as cachoeiras do Camorim e Véu-da-Noiva, essa última junto à represa de captação e à caixa d'Água, construídas no ano de 1908. Na parte baixa do bairro, na divisa com Jacarepaguá, foram construídos os pavilhões do “Rio Centro”, com mais de 100 mil metros quadrados de área para exposições, feiras, shows e eventos. O bairro hoje possui alta desigualdade social, havendo tanto condomínios de classe média e média-alta quanto favelas e outras habitações de baixa renda.

Bairro anterior: Caju

Referência: Portal Geo Rio

domingo, 1 de agosto de 2010

Regras do Omaha High-Low

Postagem simultânea com o Blog Canalhas do Poker - LINK.

Omaha High-Low, também conhecido como Omaha Hi-Lo ou Omaha 8 or Better, é uma variação da modalidade Omaha. Na realidade, é jogada da mesma maneira, utilizando toda a mesma estrutura de apostas e formação das melhores mãos para vencer. A diferença está no chamado “low”. (Antes de continuar a ler, dê uma olhada nas regras do Omaha).

Omaha High-Low
E o que vem a ser o “low”? É a chamada mão baixa, que, se acontecer, vale a metade das fichas que estão no pote. Todo o jogo transcorre da mesma maneira que o Omaha, sendo que o jogo, ao final, é dividido entre alto (high) e baixo (low). O jogo alto é exatamente o mesmo do Omaha e o jogo baixo é formado pela mão de cartas mais baixas. Para qualificar uma mão como baixa, ela não pode ter nenhuma carta maior que o 8 e nenhum par, trinca ou quadra. Flushes e sequências não desqualificam a mão baixa e são ignorados. Assim, a melhor mão para um jogo baixo seria A-2-3-4-5, independente dos naipes. Uma ou duas das cartas da mão podem ser usadas tanto para a mão baixa como para a mão alta, ou pode-se usar duas cartas para a mão alta e as outras duas cartas para a mão baixa, buscando a melhor combinação. Por exemplo, se o jogador tem A-K-10-2 e as cartas comunitárias são A-A-7-6-4, a melhor mão alta é A-A-A-K-7 (uma trinca) e a melhor mão baixa é A-2-4-6-7. Assim, o jogador utilizou o ás nas duas mãos.

Omaha High-Low
Assim como no jogo alto, o jogo baixo é composto, obrigatoriamente, por duas cartas da mão e três cartas comunitárias. Como vimos, as cartas que são utilizadas para o melhor jogo alto podem ser usadas também para o jogo baixo em diferentes combinações. Outra regra importante é que o jogo baixo é contado de cima para baixo, ou seja, se um jogador tem o jogo 2-3-5-6-7 e outro tem A-2-3-5-8, o primeiro sai vencedor, pois sua maior carta é mais baixa que a do segundo jogador. Relembrando: qualquer mão com par ou carta maior do que o 8 desqualifica a mão para o jogo baixo, mesmo que seja um par de 8, por exemplo.

O pote, ao final da rodada, será dividido em dois: metade para o vencedor do jogo alto e metade para o vencedor do jogo baixo. Algumas vezes ninguém consegue qualificar sua mão para o jogo baixo, fazendo com que o pote, então, seja inteiramente destinado ao vencedor do jogo alto.

Referências: Wikipedia, Mais Poker e Poker Listings