sábado, 28 de agosto de 2010

Rapidinhas de 28 de agosto


1749 - Nascimento de Goethe: Nascido em Frankfurt, Goethe foi um dos mais importantes escritores e pensadores alemães, que também se enveredou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. GoetheJuntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão conhecido como “Sturm und Drang”. De sua vasta produção fazem parte romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência com pensadores e eminentes personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Outras importantes obras suas foram “Prometheus” (1774), “Torquato Tasso” (1780), “Fausto” (1806) e “As Afinidades Eletivas” (1809). Ele faleceu em 1832.

1828 - Nascimento de Tolstoi: O russo Leon Tolstoi é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Nascido numa família nobre, ele ficou órfão ainda aos nove anos e foi educado por preceptores. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos Tolstoie ideias batiam de frente com as da Igreja e dos governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Junto a Fiodor Dostoievski, Gorki e Tchecov, Tolstoi foi um dos maiores nomes da literatura russa do séc. XIX. Depois da década de 1870, suas convicções cada vez mais exaltadas passaram a atrair a atenção de místicos do mundo inteiro. Ao mesmo tempo, ampliava-se sua fama de grande romancista. Suas obras mais famosas foram “Cossacos” (1863), “Guerra e Paz” (1869), “Anna Karenina” (1877) e “A Morte de Ivan Ilitch” (1886). Morreu aos 82 anos em decorrência de uma pneumonia.

Repórter Esso1941 - Entra no ar o Repórter Esso: Nesse dia ocorria a primeira transmissão de um programa de notícias no rádio brasileiro, o Repórter Esso. O programa era patrocinado pela empresa norte-americana Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no programa foram Gontijo Teodoro, Luiz Jatobá e Heron Domingues. Alguns de seus famosos slogans eram: “Repórter Esso, o primeiro a dar as últimas” e “Repórter Esso, a testemunha ocular da história”. O programa inicialmente foi criado para fazer a propaganda da guerra americana direcionada ao povo brasileiro. Iniciou sua atividade apoiado pelo presidente Getúlio Vargas e sob a orientação do Departamento de Imprensa e Propaganda. Foi um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações, pois o chamado “pacote cultural-ideológico” dos Estados Unidos incluía uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial. O programa chegou a ser transmitido também na televisão de 1952 a 1970. A última transmissão no rádio ocorreu em 31 de dezembro de 1968.

Referências: Wikipedia e NetSaber