sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Les Paul

Hoje se completa um ano da morte de Les Paul, o músico norte-americano que inventou nada menos do que a guitarra elétrica. Lester Williams Polfus nasceu em 9 de junho de 1915 e foi, assim, um dos pioneiros no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos.

Guitarra Les Paul
Começou a se interessar por música ainda aos oito anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e, posteriormente, guitarra. Aos 13 anos já era guitarrista de música country e tocava profissionalmente. Após participar de algumas bandas, Les Paul lançou seus dois primeiros discos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red e outro como músico da banda de Georgia White.

Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, ele criou uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com o logotipo da marca. Após alguns anos, a fabricante acabou por mudar de idéia.

Les Paul
Les Paul foi também o criador da chamada “gravação multicanal”. Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. Outra música, chamada “Brazil”, foi gravada da mesma forma o lado B daquele disco. Esta foi a primeira vez que gravação multicanal foi realizada. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco, e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multicanal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas, como ele mesmo fez mais tarde.

Ao saber da sua morte, em 12 de agosto de 2009, por complicações causadas por uma pneumonia, muitos artistas homenagearam-no e expressaram publicamente sua tristeza. Slash, ex-guitarrista dos Guns n’ Roses, classificou-o como uma pessoa “vibrante e cheia de energia positiva”. O guitarrista do U2, The Edge, disse: “Seu legado como músico e inventor vai viver e sua influência sobre o rock and roll nunca será esquecida”.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Admito que não conheço as músicas compostas por ele, mas posso chamá-lo de gênio por causa da guitarra que criou hein ow
Os guitarristas mais geniais e que fazem as músicas mais geniais usam Gibson Les Paul