domingo, 1 de agosto de 2010

Regras do Omaha High-Low

Postagem simultânea com o Blog Canalhas do Poker - LINK.

Omaha High-Low, também conhecido como Omaha Hi-Lo ou Omaha 8 or Better, é uma variação da modalidade Omaha. Na realidade, é jogada da mesma maneira, utilizando toda a mesma estrutura de apostas e formação das melhores mãos para vencer. A diferença está no chamado “low”. (Antes de continuar a ler, dê uma olhada nas regras do Omaha).

Omaha High-Low
E o que vem a ser o “low”? É a chamada mão baixa, que, se acontecer, vale a metade das fichas que estão no pote. Todo o jogo transcorre da mesma maneira que o Omaha, sendo que o jogo, ao final, é dividido entre alto (high) e baixo (low). O jogo alto é exatamente o mesmo do Omaha e o jogo baixo é formado pela mão de cartas mais baixas. Para qualificar uma mão como baixa, ela não pode ter nenhuma carta maior que o 8 e nenhum par, trinca ou quadra. Flushes e sequências não desqualificam a mão baixa e são ignorados. Assim, a melhor mão para um jogo baixo seria A-2-3-4-5, independente dos naipes. Uma ou duas das cartas da mão podem ser usadas tanto para a mão baixa como para a mão alta, ou pode-se usar duas cartas para a mão alta e as outras duas cartas para a mão baixa, buscando a melhor combinação. Por exemplo, se o jogador tem A-K-10-2 e as cartas comunitárias são A-A-7-6-4, a melhor mão alta é A-A-A-K-7 (uma trinca) e a melhor mão baixa é A-2-4-6-7. Assim, o jogador utilizou o ás nas duas mãos.

Omaha High-Low
Assim como no jogo alto, o jogo baixo é composto, obrigatoriamente, por duas cartas da mão e três cartas comunitárias. Como vimos, as cartas que são utilizadas para o melhor jogo alto podem ser usadas também para o jogo baixo em diferentes combinações. Outra regra importante é que o jogo baixo é contado de cima para baixo, ou seja, se um jogador tem o jogo 2-3-5-6-7 e outro tem A-2-3-5-8, o primeiro sai vencedor, pois sua maior carta é mais baixa que a do segundo jogador. Relembrando: qualquer mão com par ou carta maior do que o 8 desqualifica a mão para o jogo baixo, mesmo que seja um par de 8, por exemplo.

O pote, ao final da rodada, será dividido em dois: metade para o vencedor do jogo alto e metade para o vencedor do jogo baixo. Algumas vezes ninguém consegue qualificar sua mão para o jogo baixo, fazendo com que o pote, então, seja inteiramente destinado ao vencedor do jogo alto.

Referências: Wikipedia, Mais Poker e Poker Listings

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho de Abreu disse...

Bizarra essa modalidade ne ow