domingo, 25 de julho de 2010

O primeiro bebê de proveta

No dia de hoje, 25 de julho de 2010, completa 32 anos Louise Brown, o primeiro bebê de proveta da história. A menina, nascida em Londres, na Inglaterra, foi concebida graças ao trabalho de um biólogo e um ginecologista, que realizaram um sonho de longa data.

Louise Brown em 1978O falecido Dr. Patrick Steptoe e o fisiologista Robert Edwards foram os pioneiros da nova técnica. John e Lesly Brown esperaram doze anos para ter sua primeira filha. Quando Louise nasceu, parecia um milagre, mas foi fruto de dez anos de pesquisa dos doutores Steptoe e Edwards. Seu trabalho foi bem recompensado - um bebê fisicamente perfeito, de um embrião fertilizado fora do útero materno. Há quem diga que as mulheres perderam um privilégio, pois não são mais as únicas a conceber a vida humana. Entretanto, graças a essa técnica, nasceram milhares de bebês sadios de mães inférteis.

O nascimento de Louise Brown causou grande polêmica no meio médico, levando Steptoe e Edwards ao ostracismo. E a mídia aproveitou-se do caso para publicar os mínimos detalhes da vida dos Brown.

Louise Brown em 2008Na maternidade do Hospital Oldham, os dois médicos contaram para o mundo, numa entrevista coletiva, como conseguiram essa incrível façanha. O casal Brown não poderia ter filhos. As trompas da Sra. Brown eram obstruídas, uma causa muito freqüente de infertilidade. Através de um laparoscópio, o Dr. Steptoe retirou cirurgicamente os óvulos não fertilizados dos ovários da Sra. Brown. Os óvulos foram fertilizados com o esperma do Sr. Brown e passados para uma proveta, com o ambiente artificial cuidadosamente controlado. Cerca de seis dias depois, os óvulos fertilizados tornaram-se uma massa de células que iriam produzir o embrião. A Sra. Brown fez um tratamento com hormônios, preparando o útero para receber o óvulo. O Dr. Steptoe implantou o embrião no útero, onde ele se desenvolveu normalmente até a hora do nascimento.

Assim, a chegada de Louise ao mundo foi recebida ao mesmo tempo com grande alegria e certo ceticismo e centenas de cartas foram enviadas para o Hospital Oldham. Esses dois médicos ajudaram mais de mil mães inférteis a conceber na sua famosa clínica de Bourn Hall. A pioneira fertilização “in vitro” de Louise Brown contribuiu não só para a conquista da fertilidade como também para o avanço na pesquisa do embrião.

Referência: TV Cultura

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

que avanço hein ow --'