domingo, 4 de julho de 2010

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Caju

Dando prosseguimento ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Caju.

A quinta do comerciante português José Gouveia Freire foi comprada pela Família Real, para que Dom João VI tomasse lá seus banhos medicinais. Desta forma, a região onde situa-se hoje o bairro do Caju tornou-se a primeira área de banho de mar da cidade, sendo frequentada por toda a Família Real, até o reinado de Dom Pedro II. Era uma bucólica praia que se estendia até a Ponta do Caju, com areias límpidas e águas cristalinas e abundante fauna marinha.

Casa de Banho
Um pouco à frente da Ponta do Caju (atual Rua Monsenhor Manuel Gomes), o provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Clemente Pereira, instalou, em 1839, numa gleba adquirida de José Goulart, o primeiro Cemitério do Rio de Janeiro para indígenas, até então enterrados no velho cemitério da rua Santa Luzia. A partir de 1851 a Santa Casa, inauguraria o primeiro cemitério público do Rio de Janeiro em terrenos da antiga fazenda Murundu, de Baltazar Pinto dos Reis, cuja “casa-nobre” logo se transformaria em 1855, numa enfermaria para os pobres, ponto de partida para o Hospital de N. S. do Socorro. Paulo Guerra, rico proprietário, doou terras no Caju, adquiridas por Teixeira de Azevedo que construiu, em 1880, a maior fábrica de tecidos do Brasil. Com a sua posterior falência, a fábrica foi vendida ao Governo Federal e, no local, foi instalado o novo Arsenal de Guerra, inaugurado em 1892 pelo presidente Campos Sales. No Caju também foi instalado o Hospital São Sebastião, o primeiro hospital de isolamento da cidade. Em 1890, o Visconde Ferreira de Almeida montou sua casa para a velhice desamparada, o Abrigo São Luiz.

Cemitério São Francisco XavierO bairro atual surgiu na década de 1940 com a criação da Avenida Brasil, que cortou o bairro de São Cristóvão, criando assim o bairro do Caju. O bairro, por ser localizado próximo ao Cais do Porto, possui diversas instalações portuárias importantes, bem como diversas indústrias e duas organizações militares: o Arsenal de Guerra e o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica. A região possui ruas e praças arborizadas, porém conta com a presença de algumas favelas (Ladeira dos Funcionários, Quinta do Caju, Manilha, Parque Alegria, chatuba, Novecentos e Cinqüenta, Parque São Sebastião, e outros). Ficam localizados dentro do bairro os seguintes cemitérios: Memorial do Carmo, Ordem Terceira da Penitência, São Francisco Xavier e o Cemitério Comunal Israelita.

Vista aérea do Caju
Atualmente o bairro encontra-se inserido em um acelerado processo de favelização e predominam em suas ruas a ocupação por carretas que aguardam o momento de ingressarem no Porto do Rio de Janeiro, ou saindo dos inúmeros depósitos de contêineres da região.

Bairro anterior: Cacuia

Referências: Portal Geo Rio e www.bairrodocaju.com.br

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

mudou demais ne ow --'