quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rapidinhas de 1º de julho


Leibniz1646 - Nascimento de Gottfried Leibniz: Importante filósofo e matemático alemão a quem é atribuída a criação do termo “função”, por volta de 1694, que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do Cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto. Demonstrou genialidade também nos campos da lei, da religião, da política, da literatura, da lógica, da metafísica e da Filosofia. Leibniz acreditava que toda ação é espontânea e tudo o que o indivíduo faz depende, em última instância, dele próprio. Teve também grandes contribuições para a Estática e a Dinâmica, tendo desenvolvido uma nova teoria do movimento com base na energia cinética e na energia potencial, que postulava o espaço como relativo, enquanto Newton sentira fortemente o espaço como algo absoluto.

Mount Washington Hotel, Bretton Woods1944 - Início das Conferências de Bretton Woods: As conferências de Bretton Woods, definindo o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo na história mundial de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relações monetárias entre nações-estado independentes. Preparando-se para reconstruir o capitalismo mundial enquanto a Segunda Guerra Mundial ainda chegava ao seu fim, 730 delegados de todas as 44 nações aliadas encontraram-se no Mount Washington Hotel, em Bretton Woods, New Hampshire (EUA), para a Conferência monetária e financeira das Nações Unidas. Os delegados deliberaram e, finalmente, assinaram o Acordo de Bretton Woods (Bretton Woods Agreement) durante as primeiras três semanas de julho de 1944. Os planificadores de Bretton Woods estabeleceram o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), mais tarde dividido entre o Banco Mundial e o Banco para Investimentos Internacionais) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Somália1960 - Independência da Somália: O pobre país africano “surgiu” em 1960, quando dois protetorados, um italiano e outro britânico, uniram-se. A Somália Britânica ganhou independência como Estado da Somalilândia em 26 de junho de 1960. Dias depois, um referendo aprovou a unificação com a Somália Italiana, dando origem à República da Somália, em 1º de julho de 1960. Logo a seguir, A Liga da Juventude Somali se manteve no poder ao longo da década, tendo como presidente Abdi Rashid Shermake, que foi assassinado em 1969, chegando Siad Barre ao poder por meio de um golpe de estado.

Cláudio Kano1996 - Falecimento de Cláudio Kano: Importante mesatenista brasileiro, Cláudio Kano deteve o recorde de 12 medalhas no Jogos Pan-americanos, marca só superada nas edições seguintes por Hugo Hoyama, seu companheiro de esporte, que possui 13 medalhas, e pelo nadador Gustavo Borges, que tem 17 medalhas. Ele também detém o terceiro maior número de medalhas de ouro do Brasil, com sete conquistas, duas a menos do que Hoyama e uma a menos que Gustavo. Kano morreu um dia antes de embarcar para a Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, com apenas 30 anos de idade, em conseqüência de um acidente de moto ocorrido na Marginal Pinheiros, em São Paulo, quando foi fechado por um carro, derrapou e bateu no guard-rail.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

Somália hein ow