Bandeira da República Centro-Africana
Há exatamente 49 anos, em 13 de agosto de 1960, tornava-se independente a República Centro-Africana. Em homenagem ao país africano, falarei um pouco sobre a bandeira do país e sua história.
Conforme se vê na figura abaixo, a bandeira da República Centro-Africana consiste em quatro linhas horizontais de mesmas dimensões nas cores azul, branca, verde e amarela, com uma listra vermelha no entro e uma estrela amarela no canto superior esquerdo. Ela foi adotada oficialmente em 1º de dezembro de 1958 e foi idealizada por Barthélemy Boganda, o primeiro presidente do território de Oubangoui-Chari, que acreditava que “a França e a África deveriam marchar juntas”.
Boganda juntou as três cores da bandeira francesa (azul, vermelho e banco) às cores Pan-Africanas (vermelho, verde e amarelo). Diz-se que a listra vermelha simboliza o sangue e é colocada sobre as outras cores para indicar a necessidade de respeito nas relações entre europeus e africanos, além de simbolizar também o sangue da nação na luta de independência. A estrela amarela simboliza a independência e um futuro brilhante; o azul simboliza liberdade, serenidade e o céu; o branco simboliza bravura, paz e dignidade; o verde simboliza esperança e fé; o amarelo, por fim, simboliza tolerância, hospitalidade e caridade.
Bandeira anterior: Estados Unidos
Referências: Wikipedia e WorldFlags101
3 Comentário(s)::
@_@
@_@
Thanks for sharing such a pleasant thinking, article is nice, thats why i have read
it entirely
My web page - home cellulite treatment
Postar um comentário