sábado, 4 de julho de 2009

Bandeira dos Estados Unidos

Como todos sabem, 4 de julho de 1776 foi o dia em que foi declarada a independência dos Estados Unidos, portanto, há exatamente 233 anos. Hoje falarei aqui sobre a história da bandeira deste país, adorado por uns e odiado por outros. Mas como esta seqüência de postagens sobre as histórias das bandeiras não tem a inteção de fazer distinção entre os países pelo seu lado político, vou fazer a postagem como fiz sobre as bandeiras dos outros países até agora.

bandeira dos Estados Unidos
A bandeira norte-americana consiste de 13 listras horizontais de igual espessura, sendo sete vermelhas e seis brancas. No canto superior esquerdo há um retângulo azul onde se encontram 50 estrelas de cinco pontas, organizadas em nove linhas. As treze linhas vermelhas e brancas representam as treze colônias originais, definidas pelos ingleses quando da colonizaço: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Connecticut, Delaware, Georgia, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, New Jersey, New York, Pennsylvania, Rhode Island e Virginia. Já as 50 estrelas simbolizam os 50 estados que atualmente compõem a nação.

Costuma-se dizer popularmente que a cor vermelha representa resistência e valor, a branca representa a liberdade e a azul representa justiça, lealdade e perseverança.

bandeira com as 13 colôniasEsta bandeira foi adotada oficialmente em 4 de julho de 1960, quando da incorporação do Hawaii, passando a contemplar 50 estados. Mas a bandeira com estes atributos havia tido origem já no século XVIII, quando se incorporaram Kentucky e Vermont às treze colônias, passando a constar da bandeira 15 estrelas. Até maio de 1795 as estrelas se dispunham formando um círculo (figura acima à esquerda). Com a aglomeração de mais estados ao longo do tempo, a bandeira sofreu várias modificações, mas apenas na quantidade de estrelas dispostas no retângulo azul. A bandeira adotada em 1960 foi a sua 27ª versão desde sua origem.

Bandeira anterior: Croácia

Referência: WorldFlags101

1 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Humm eu nao fazia ideia dos significados 0_0