quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bandeira da Croácia

No dia 25 de junho de 1991 a Croácia tornou-se independente da antiga Iugoslávia. Ela era uma de suas repúblicas, juntamente com Eslovênia, Bósnia, Macedônia, Sérvia e Montenegro, que, ao longo dos anos, tornar-se-iam todas, também, independentes. Assim, esta é uma data apropriada para voltarmos a falar um pouco sobre a história das bandeiras, falando hoje sobre a da Croácia.

Bandeira da Croácia
A atual bandeira do país foi adotada oficialmente no dia 21 de dezembro de 1990, portanto, antes de sua independência. No entanto, as cores azul, branca e vermelha fazem parte de sua história desde 1848, simbolizando o pan-eslavismo, movimento político, social e cultural do século XIX que buscava a união de todos os povos eslavos. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando fazia parte da antiga Iugoslávia, a bandeira era idêntica à daquele país, com a presença de uma estrela vermelha com borda amarela no lugar do atual brasão.

BrasãoUma das hipóteses para o significado das cores é de que o vermelho representa o sangue dos mártires croatas, o branco simboliza a paz e o azul simboliza a devoção a Deus. A parte quadriculada do brasão em 13 quadrados vermelhos e 12 brancos e foi o símbolo dos reis da Croácia desde o século X. Acima da região quadriculada há uma espécie de coroa que representa as regiões históricas das quais o país se originou.

Outra interpretação diz que o vermelho simboliza a região da Croácia Vermelha, o branco simboliza a região da Croácia Branca e o azul simboliza a o Reino da Eslavônia, região central do país. As duas primeiras localizam-se aproximadamente nas regiões das atuais Dalmácia (vermelha) e Croácia Central e Bósnia-Herzegovina (Branca).

Bandeira anterior: México

Referências: WorldFlags101, Wikipedia e FlagSpot