terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bandeira do México

Dia 24 de feveiro é o Dia da Bandeira do México e vou falar um pouco aqui sobre o seu significado. Apesar de o significado das cores ter mudado com o tempo, estas três cores foram adotadas pelo governo do país logo após a conquista da Independência. A bandeira atual foi adoptada em 1968, mas o desenho global já era usado desde 1821, quando foi criada a primeira bandeira mexicana. A atual Lei dos Símbolos Nacionais, que regulamenta o uso da bandeira mexicana, encontra-se em vigor desde 1984.


Ao longo da história, a bandeira sofreu quatro alterações, com várias modificações no desenho do brasão de armas e nas proporções entre largura e comprimento. Entretanto, o brasão mantém as suas principais características: uma águia, segurando uma serpente entre suas garras, encontra-se pousada num cacto, que, por sua vez, encontra-se sobre uma rocha que se ergue no meio de um lago.

O desenho oficial da bandeira mexicana pode ser encontrado no artigo 3º da Lei das Armas, Bandeira e Hino Nacionais, aprovada em 1874, que determina o que deverá constar da bandeira, bem como suas proporções. O brasão de armas no centro da bandeira inspira-se na lenda asteca sobre a fundação Tenochtitlan, antiga capital do Império. Segundo esta lenda, os astecas, então uma tribo nômade, encontravam-se a vaguear pelo país em busca de um sinal que lhes indicasse o local exato onde deveriam construir a sua capital. O deus da guerra Huitzilopochtli havia-lhes ordenado que procurassem uma águia pousada em cima de um cacto que crescia sobre uma rocha submersa num lago. A águia teria no bico uma serpente que acabara de caçar. Após duzentos anos de perambulações, encontraram o sinal prometido numa pequena ilha no pantanoso lago de Texcoco. Ali fundaram a sua capital, Tenochtitlan.

As cores da bandeira têm a sua origem no estandarte do Exército das Três Garantias (1821-1823) de Agustín de Iturbide. Originalmente as cores tinham os seguintes significados: Verde - Independência; Branco - Religião; Vermelho - União. Porém, os significados das cores foram alterados após a secularização do país, liderada por Benito Juárez, passando a ser os seguintes: Verde - Esperança; Branco - Unidade; Vermelho - Sangue dos heróis nacionais.

Bandeira anterior: Vaticano

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Vivam os Astecas hein ow...