quinta-feira, 16 de julho de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Bancários

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro de Bancários, na Ilha do Governador.

O nome do bairro se refere ao Conjunto Habitacional construído pelo antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), nas décadas de 1940 e 1950, na Ilha do Governador. Destacava-se ali o Conjunto Residencial Jardim das Praias, inaugurado em 1953, com 240 residências, em terreno alagadiço, aterrado, sendo construído um canal para desague de um antigo riacho, situado na atual Av. Ilha das Enxadas. As residências, construídas em lotes de 360 m², eram classificadas em quatro grupos diferentes, variando sua tipologia e tamanho. Foram abertas as ruas Ilha Fiscal, Max Yantok, Gipoia, Juan Pablo Duarte, Cabo Branco, etc. e o acesso principal passou a ser feito pela Estrada da Porteira (atual Av. Dr. Agenor de A. Loyola).

Bancários, Ilha do Governador
Na segunda metade do século XIX, o bairro teve um morador ilustre, o Barão de Capanema, que implantou os telégrafos no Brasil. Ele possuía uma chácara entre a Freguesia e a praia de Olaria, em frente à atual praia Congonhas do Campo, abaixo do morro do Barão, assim chamado em sua homenagem. Nesta chácara existiu uma pequena fábrica de veneno contra pragas de lavouras.

Atualmente o bairro é atravessado pela Av. Paranapuã e o seu limite com o bairro da Freguesia segue a faixa não edificante, onde passam oleodutos cruzando a Ilha do Governador desde a praia dos Bancários até o início da praia da Guanabara. A partir de 1935 passou a circular o bonde pela Av. Paranapuã, num trajeto que ia até a localidade do Bananal. Na década de 1960 ocorreu a construção do Estaleiro Ilha S. A. - EISA, destinado à construção e à manutenção de navios. A principal comunidade do bairro é o Parque Proletário dos Bancários, surgida em 1961, no morro dos Bancários, coberto por vegetação. Os primeiros barracos foram atingidos por deslizamentos, depois a ocupação se consolidou, ocupando toda a área, de aproximadamente 77 mil m².

Bairro anterior: Anil

Referências: Portal Geo e Wikipedia

2 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

que bairro bisonho hein ow 0_0

Patrícia Velloso disse...

Nem sabia que existia esse bairro :p