sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Rapidinhas de 7 de agosto


Simón Bolívar1816 - Independência da Colômbia: Neste dia o exército liderado por Simón Bolívar derrotou a Espanha na Batalha de Boyacá. Trata-se de um importante marco que definiu a vitória dos Patriotas Independentistas de Nova Granada, permitindo a organização e a consolidação definitiva da República da Colômbia e facilitando, posteriormente, o triunfo das campanhas em Quito, Alto Peru, Peru e Venezuela.

Jacob Berzelius1848 - Falecimento de Berzelius: Faleceu neste dia, em Estocolmo, o químico sueco Jacob Berzelius, que se firmou como um dos fundadores da Química moderna, formulando alguns de seus conceitos fundamentais. Estudou medicina na Universidade de Uppsala e foi professor de Medicina, Farmácia e Botânica. Num período de dez anos estudou aproximadamente dois mil compostos químicos, descrevendo vários elementos químicos até então desconhecidos: o cério (1803), o selênio (1817) e o tório (1828). Entre muitos outros elementos, isolou pela primeira vez o silício (1823), o zircônio (1824) e o titânio (1825). Deve-se a ele a estruturação da atual notação química e a introdução dos conceitos de isomeria, halogênios, ação catalítica e radical orgânico.

Oliver Hardy1957 - Falecimento de Oliver Hardy: Faleceu neste dia, 65 anos, o ator norte-americano Oliver Hardy, famoso pela interpretação do Gordo no seriado “O Gordo e o Magro”. Fez mais de 400 filmes, dos quais cerca de 200 foram ao lado de Stan Laurel, que fazia o papel do Magro no seriado. Seu verdadeiro nome era Norvell, tendo ele adotado o nome Oliver em homenagem ao seu pai.

World Wide Web1991 - Internet: O inglês Tim Berners-Lee coloca online neste dia o primeiro site da internet, inaugurando a World Wide Web. Este site pertencia ao CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) e oferecia uma explicação sobre o que era a rede mundial de computadores e como alguém poderia criar um navegador, instalar e configurar servidores, etc.

Referências: Wikipedia e Exército Nacional da Colômbia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Tim Berners-Lee gênio 0_0