segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia de Independências

Três países tornaram-se independentes nessa data, 31 de agosto. Costumo usar esse tipo de data pra falar um pouco sobre a história das bandeiras dos países mas, como são três, acabei resolvendo não falar sobre nenhuma das bandeiras. Aqui vai um breve relato sobre a independência de cada um deles:

Independência da Malásia (31/08/1957)

MalásiaApesar do grande número de chineses na região, o Reino Unido incentivou por muito tempo a ascendência da etnia malaia, o que gerou ressentimentos e, enfim, uma revolta, em 1948, conhecida como “A Emergência”. Em 31 de agosto de 1957, o Reino Unido concedeu a independência à Federação da Malaia, dentro da “Commonwealth”. Para equilibrar os números de chineses e malaios étnicos, surgiu a proposta de unir a Federação da Malaia à colônia de Cingapura e aos protetorados britânicos do norte da ilha de Bornéu: Brunei, Sabá e Sarawak, que eram muçulmanos e malaios. Apesar da oposição do governo da Indonésia, que tinha interesse em incorporar a porção setentrional de Bornéu, proclamou-se, em 16 de setembro de 1963, a criação do novo país, com o nome de Malásia, mas sem o Sultanato de Brunei.

Independência de Trinidad e Tobago (31/08/1962)

Trinidad e TobagoQuando Trinidad foi explorada por Colombo, em 1498, era habitada pelos Arawaks, enquanto indígenas caribenhos habitavam Tobago. Trindad permaneceu sob posse espanhola, apesar de ataques de outras nações européias, até que foi cedido ao Reino Unido em 1802. Em 1889, Trinidad e Tobago tornaram-se uma só colônia. Um autogoverno parcial foi instaurado em 1925 e, de 1958 a 1962, a nação integrou a Federação das Antilhas. Em 31 de agosto de 1962, Trinidad e Tobago tornou-se independente e, em agosto de 1976, uma república. O país é considerado uma democracia estável e possui um dos padrões de vida mais altos do Caribe, graças principalmente à renda do petróleo.

Independência do Quirguistão (31/08/1991)

QuirguistãoO Quirguistão foi anexado ao Império Russo em 1864, quando foram conquistados os canatos da Ásia Central. Posteriormente foi integrado à União Soviética, em 1936. Com o colapso da União Soviética, em 1991, o país, assim como as outras repúblicas que compunham o país socialista, declararam sua independência. O processo de independência, no entanto, é tido como completo apenas em 25 de dezembro do mesmo ano. Somente a partir desta independência é que muitos cidadãos, organizações e partidos políticos puderam se restabelecer, ou até mesmo recomeçar do zero, de forma a constituir uma identidade nacional.

Referências: IG Educa, Wikipedia e HowStuffWorks

2 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Quirguistão hein ow

Anônimo disse...

Hi everyone, it's my first go to see at this web site, and piece of writing is genuinely fruitful for me, keep up posting such content.

Also visit my web-site ... cellulite treatment reviews