domingo, 19 de outubro de 2008

Rapidinhas de 19 de outubro


Irmãos Lumiére1862 - Lumière: Nasceu nesete dia o francês Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, que, junto com seu irmão Louis Jean, inventou do projetor cinematográfico e é considerado por muitos como um dos pais do cinema. Hoje alguns estudiosos afirmam que o aparelho foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que teria perdido a patente, de novo registrada pelos irmãos Lumière em 1895. O fato é que eles continuam sendo considerados os fundadores da “Sétima Arte”, ao lado de Georges Méliès, também francês. Auguste e Louis eram ambos engenheiros e dedicaram-se à atividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o aparelho era apenas um instrumento científico sem futuro comercial.

Dirigível de Santos Dumont1901 - Dirigível de Santos Dumont: O brasileiro Alberto Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da famosa Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch. Exatamente cinco anos depois, em outubro de 1906, ele voaria cerca de 60 metros com o avião 14 Bis, no Campo de Bagatelle, também em Paris.

Fluminense1902 - Fluminense x Rio FC: Neste dia foi disputada a primeira partida oficial do o Fluminense Football Club, que goleou o Rio Football Club por 8x0. O Rio Football Club, um clube do bairro do Flamengo foi fundado alguns dias antes do Fluminense por alguns dissidentes da equipe de futebol de Oscar Cox, sendo assim o primeiro clube da história do Rio de Janeiro fundado para a prática exclusiva de futebol. No entanto, o clube foi extinto sem nunca ter disputado o campeonato carioca. Com o fim do Rio FC, coube ao Fluminense o título de agremiação criada para a prática do futebol mais antiga do Rio de Janeiro em atividade.

Vinícius de Moraes1913 - Vinícius de Moraes: Neste dia nasceu o jornalista, poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. Poeta essencialmente lírico, notabilizou-se pelos seus sonetos, forma poética que se tornou quase associada ao seu nome. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do whisky, era também conhecido por ser um grande conquistador. Ele casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra. Alguns de seus maiores sucessos foram “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Eu Sei Que Vou Te Amar” e “Garota de Ipanema”.

Ernest Rutherford1937 - Falecimento de Ernest Rutherford: Famoso químico e físico neozelandês. Recebeu o Prémio Nobel de Química em 1908 por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas. Em 1919, em Cambridge, Rutherfod percebeu que a carga positiva de um átomo estava concentrada no centro, num minúsculo e denso núcleo, introduzindo o conceito de “núcleo atômico”. Desenvolveu, então, a moderna concepção do átomo como um núcleo em torno do qual elétrons giram em órbitas elípticas. A liderança e o trabalho de Rutherford inspiraram duas gerações de cientistas. Baseado na concepção de Rutherford, o físico dinamarquês Niels Bohr idealizaria mais tarde um novo modelo atômico.


Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

néééééééééééé