Pterodáctilo
Eis o meu dinossauro favorito: o pterodáctilo. E agora resolvi falar um pouco sobre ele. Pterodáctilo é um gênero dos pterossauros, o primeiro a ser designado e identificado como réptil voador, que viveu durante o período Jurássico. Foram encontrados fósseis de pterodáctilos na Europa e na África. Seu nome deriva das palavras gregas “pteron”, que significa asa, e “daktylos”, que significa dedo, referindo-se à maneira como suas asas são apoiadas em seus dedos. O animal hoje conhecido como pterodáctilo foi o primeiro pterossauro a ser identificado. A primeira espécie foi descrita pelo cientista italiano Cosimo Collini em 1784, baseando-se num esqueleto fossilizado encontrado na região da Bavária, na Alemanha. Entretanto, Collini não o identificou como um animal voador. Na realidade, ele não conseguiu compreender que tipo de animal era aquele, chegando a especular que pudesse ter sido uma criatura marinha. Esta idéia perdurou até a década de 1830.
Era um animal carnívoro e provavelmente se alimentava de peixes e outros animais menores. Como todos os pterossauros, suas asas eram formadas por pele e uma membrana muscular que se estendia desde seu quarto dedo até seus membros posteriores. O pterodáctilo era relativamente pequeno, com envergadura variando de 50cm, como no caso do Pterodactylus kochi, a 2,40m, como no caso do Pterodactylus grandis.
Foi o cientista alemão Johann Hermann quem reconheceu o pterodáctilo como um possível animal voador, pela característica já mencionada de apoio da asa em seu quarto dedo, o mais longo.
Numerosas espécies foram denominadas como pterodáctilos desde a sua descoberta, sendo as mais famosas o Pterodactylus antiquus e o Pterodactylus kochi. No entanto, a maioria dos estudos mais recentes mostram poucos motivos para separar até mesmo estas duas espécies, tendo as tratado como sendo uma só.
Referência: Wikipedia
3 Comentário(s)::
Esse era meu dinossauro prefirido... Porem(!!), o Velociraptor [?] é o mais fodao ever!!!
Imagine se transportar para essa época, seria assustador e ao mesmo tempo encantador.
Pterodáctilo é o mais "clássico" dos dinossauros ehushuUHSUHHUs
Postar um comentário