Quetzalcoatlus
Nas minhas pesquisas pra criar a postagem anterior sobre o Pterodáctilo, acabei me deparando com outro animal com parentesco bem próximo. Trata-se do Quetzalcoatlus, que me impressionou pelo tamanho.
O Quetzalcoatlus, cujo nome científico é Quetzalcoatlus northropi foi um pterossauro que viveu na América do Norte há cerca de 80 milhões de anos. O seu nome deriva do deus asteca Quetzalcoatl, uma serpente alada. Este animal pertencia à família Azhdarchidae, de pterossauros sem dentes, e foi um dos maiores animais alados da história geológica da Terra, com aproximadamente 12m de envergadura, possuindo também um longo pescoço.
Os primeiros fósseis de Quetzalcoatlus foram descobertos no Texas pelo cientista Douglas Lawson. Até então, o recorde de envergadura para um animal alado pertencia ao Pteranodon, outro pterossauro, com “apenas” 6m. Outros fósseis encontrados do mesmo gênero chegam a sugerir envergaduras ainda maiores, na ordem dos 18m, mas estes não se encontram bem preservados e a comunidade científica permanece cética quanto a estes valores.
Através da análise dos esqueletos conhecidos de Quetzalcoatlus, não está claro qual seria o seu modo de vida e foram propostas diversas interpretações. As mais aceitas atualmente sugerem um tipo de vida semelhante ao das garças, embora alguns estudos indiquem que fosse como as cegonhas actuais.
Referências: Wikipedia e AVPH
1 Comentário(s)::
Mais sinistro do que o cão hein ow 0_0
Postar um comentário