quarta-feira, 13 de julho de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Bairro de Fátima

Dando prosseguimento ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Bairro de Fátima.

Fundado em 13 de maio de 1935, originou-se a partir da expansão de uma colônia de imigrantes portugueses que vieram para o Brasil por ocasião do Estado Novo, foragidos do regime ditatorial de Salazar. Por sua localização privilegiada, entre o Centro do Rio e as ladeiras de Santa Teresa, pouco a pouco o bairro passou a concentrar ainda grande parte dos imigrantes italianos e espanhóis, que se estabelecia na cidade e atuava, sobretudo, no comércio local. Em 13 de maio de 1951, no bojo das celebrações em homenagem à padroeira do bairro, inaugurou-se o Nicho Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Praça Presidente Aguirre Cerda, ao lado da atual Escola Municipal Guatemala.

Bairro de Fátima
O bairro localiza-se na região do centro do Rio de Janeiro, entre a Praça Onze e a Lapa, na parte inferior do bairro de Santa Teresa. A vizinhança é primordialmente residencial de classe média, com muitos descendentes de espanhóis e portugueses, desfrutando do vasto comércio do centro da cidade e da tranquilidade do bairro histórico. Trata-se de um bairro pequeno, que consiste de uma avenida (Av. Nossa Senhora de Fátima) sem saída, com uma praça em seu final (Praça Presidente Aguirre Cerda), que é ladeada por duas pequenas ruas que dão acesso a escadarias que ligam o bairro às ruas Monte Alegre e Dom Sebastião Leme, em Santa Teresa. A rua do Riachuelo, rua de acesso ao bairro, concentra um grande comércio que vai desde supermercados a hotéis e casas de shows. O logradouro possui fácil acesso a outros bairros importantes da cidade, como Glória, Catete, Flamengo, Tijuca e, em poucos minutos, ao próprio Centro da cidade.

Após anos sofrendo com o processo de esvaziamento urbano do centro, o Bairro de Fátima vem passando por intervenções urbanísticas e uma revitalização do seu entorno em virtude do grande volume de investimentos que vêm sendo realizados pela iniciativa privada na região da Lapa, tanto em termos de lançamentos imobiliários quanto de novos bares, restaurantes e casas de espetáculos. Com a revalorização do Centro como local de moradia, o Bairro de Fátima tenta recuperar seu caráter histórico, marcado pela proximidade física com o centro da cidade, mas também por uma certa tranquilidade que o diferencia e isola das áreas mais comerciais.

Bairro anterior: Cocotá

Referência: Wikipedia