sábado, 16 de julho de 2011

Rapidinhas de 16 de julho


São Francisco de Assis1228 - Canonização de São Francisco de Assis: Menos de dois anos após falecer, São Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres e quando amou todas as criaturas, chamando-as de irmãos. Sua posição como um dos grandes santos da Cristandade se firmou quando ele ainda era vivo e permanece inabalada. Também ficou conhecido por seu apreço à natureza e é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Czar Nicolau II1918 - Execução do Czar Nicolau II: A execução do czar e de sua família foi um dos acontecimentos mais marcantes da Revolução Russa, quando Nicolau II foi derrubado do poder e, posteriormente, o Partido Bolchevique, liderado por Lenin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. Um anúncio oficial apareceu na imprensa nacional dois dias após a morte do czar e sua família em Ekaterimburgo, informando que o monarca havia sido executado. A execução realizou-se na noite de 16 para 17 de julho sob a liderança de Yakov Yurovsky e resultou na morte de Nicolau II, sua esposa, suas quatro filhas, seu filho, seu médico pessoal, a empregada de sua mulher, o cozinheiro da família e um criado. Nicolau foi o primeiro a morrer, tendo sido baleado múltiplas vezes na cabeça e no peito por Yurusky.

Brasil 1x2 Uruguai - 19501950 - Brasil perde a Copa do Mundo no Maracanã: Depois de passar com facilidade por quase todos os seus adversários na Copa do Mundo realizada em seu território (4x0 no México, 2x2 com a Suíça, 2x0 na Iugoslávia, 7x1 na Suécia e 6x1 na Espanha), o Brasil chegou ao último jogo do quadrangular final precisando apenas de um empate para conquistar o título mundial pela primeira vez. Mas, às 16h50min do dia 16 de julho de 1950, o silêncio tomou conta dos quase 200 mil torcedores presentes no Maracanã. Após abrir o placar com um gol de Friaça, o Brasil cedeu a virada aos uruguaios, com gols de Schiaffino e Ghiggia, este último aos 34 minutos da etapa final. O episódio, conhecido como o mais trágico da história da Seleção Brasileira de futebol, foi apelidado de “Maracanaço” e aconteceu, portanto, há exatamente 61 anos.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

e o maldito Uruguai eliminou a Argentina na Copa América ¬¬