quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bandeira das Ilhas Salomão

A bandeira das Ilhas Salomão foi adotada oficialmente em 18 de novembro de 1977, alguns meses antes da declaração de independência, que foi obtida em 7 de julho de 1978, há exatos 33 anos. Por esse motivo falarei um pouco hoje sobre a história e o significado da bandeira deste pequeno e distante país localizado na Oceania.

Bandeira das Ilhas Salomão
A bandeira do país consiste em uma fina linha amarela, na diagonal, que a separa em duas partes iguais, uma azul (em cima) e outra verde (em baixo). Na parte azul existem cinco estrelas brancas dispostas em forma de “X”. A cor azul da bandeira representa as águas do Oceano Pacífico, que banham as ilhas; a cor amarela simboliza o brilho do sol; a parte verde representa a fertilidade da nação. Originalmente, as cinco estrelas representavam as cinco regiões administrativas do país à época de sua independência. Quando o número de regiões aumentou, passou-se a adotar que o significado das estrelas era o grupo das cinco principais ilhas componentes da nação.

Como curiosidade sobre a bandeira das Ilhas Salomão existe o fato de que, em 1975, foi feito um concurso para se definir como seria a bandeira do país. Foi escolhido um vencedor mas a bandeira escolhida causou muita controvérsia e terminou por ser desconsiderada e substituída pela bandeira atual, que também havia participado do concurso.

Bandeira anterior: Paraguai

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar no seguinte link: Bandeiras.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

exótico hein ow