sexta-feira, 1 de julho de 2011

História do Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema de medição mais usado no mundo, tanto no comércio quanto na ciência. Trata-se de um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida que visa à uniformização das medições e das relações internacionais daí decorrentes.

O antigo sistema métrico incluía vários grupos de unidades. O SI foi desenvolvido em 1960 a partir do antigo sistema metro-quilograma-segundo (MKS), ao invés do sistema centímetro-grama-segundo (CGS), que, por sua vez, teve algumas variações. Visto que o SI não é estático, as unidades são criadas e as definições são modificadas por meio de acordos internacionais entre as muitas nações conforme a tecnologia de medição avança e a precisão das medições aumenta.

Para efetuar medidas é necessário fazer uma padronização, escolhendo unidades para cada grandeza. Antes da instituição do Sistema Métrico Decimal (no final do século XVIII, exatamente a 7 de abril de 1795), as unidades de medida eram definidas de maneira arbitrária, variando de um país para outro, dificultando as transações comerciais e o intercâmbio científico entre eles. Em 20 de maio de 1875 um tratado internacional conhecido como “Convenção do Metro”, foi assinado por 17 países. Este tratado estabeleceu as seguintes organizações para conduzir as atividades internacionais em matéria de um sistema uniforme de medidas:

Conférence Générale des Poids et Mesures (CGPM) - uma conferência intergovernamental de delegados oficiais dos países-membros e da autoridade suprema para todas as ações;
Comité International des Poids et Mesures (CIPM) - composta por cientistas e metrologistas, que prepara e executa as decisões da CGPM e é responsável pela supervisão do Bureau Internacional de Pesos e Medidas;
Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) - um laboratório permanente e centro mundial da metrologia científica, cujas atividades incluem o estabelecimento de normas de base e as escalas das quantidades de capital físico e manutenção dos padrões protótipo internacional.

O Sistema Internacional de Unidades foi adotado globalmente por praticamente todos os países. As três exceções são Mianmar, Libéria e os Estados Unidos. O Reino Unido adotou oficialmente o SI, mas sem a intenção de substituir inteiramente seu próprio sistema usual de medidas.

Abaixo seguem as unidades básicas do SI. A partir delas pode-se derivar todas as outras unidades existentes.

Comprimenro - metro (m);
Massa - quilograma (kg);
Tempo - segundo (s);
Corrente Elétrica - ampère (A);
Temperatura Termodinâmica - kelvin (K);
Quantidade de Matéria - mol (mol);
Intensidade Luminosa - candela (cd).

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

importante saber ne ow --'