segunda-feira, 13 de junho de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cocotá

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o bairro do Cocotá, na Ilha do Governador.

O nome tem origem indígena, mais especificamente na palavra “cog-etá” ou “cog-atá”, que significa “roças” e referia-se aos cultivos feitos pelos primeiros habitantes da Ilha do Governador. A região era conhecida como praia da Olaria, devido à existência, na segunda metade do século XIX, da produção de artefatos de cerâmica para a construção civil na região. Os bondes começaram a circular no bairro em 1922, partindo da Ribeira até Cocotá e, como referencial histórico, existe ainda hoje a Estação de Bondes Santa Cruz, na esquina da Estrada da Cacuia com a rua Capitão Barbosa, hoje com outro uso.

Cocotá
Em 1938, houve registros de loteamento na praia da Olaria. Vias importantes do bairro são a Estrada da Cacuia, a rua Tenente Cleto Campelo e a avenida Paranapuã. O comércio é expressivo e no bairro ficam o Centro Cultural Euclides da Cunha, o Fórum da Ilha do Governador e a Igreja de São Sebastião. O antigo saco e praia da Olaria foram aterrados, para a implantação do Parque Poeta Manuel Bandeira, inaugurado em 19 de abril de 1978, com mais de 180 m² de área, tornando-se a maior área de lazer da Ilha do Governador.

Cocotá
Destaca-se, também, o Esporte Clube Cocotá, inaugurado em 3 de dezembro de 1922, que chegou a disputar o Campeonato Carioca de futebol na década de 1930, mas abandonou as competições com a chegada do profissionalismo. No limite entre os bairros do Cocotá e da Cacuia fica o Hospital Municipal Paulino Werneck, inaugurado em 1935 para tratamento de tuberculosos. A mais recente obra beneficiando o Cocotá e a Ilha do Governador foi a construção do novo Terminal Hidroviário do Cocotá, inaugurado em novembro de 2006. As obras duraram um ano e meio e o trajeto das barcas liga o bairro à Praça XV, substituindo o Terminal da Ribeira.

Bairro anterior: Cidade Universitária

Referência: Portal Geo Rio

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

sinistra a barca ali hein ow @_@