Super Bowl IX
Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK
Após ser derrotado no Super Bowl VIII pelo Miami Dolphins, o Minnesota Vikings voltava à grande decisão da NFL pela segunda vez consecutiva. O adversário seria o Pittsburgh Steelers, que fazia sua primeira aparição no Super Bowl e não tinha tradição de títulos no futebol americano. Na final da AFC os Steelers haviam derrotado o Oakland Raiders por 24-13, enquanto os Vikings sagravam-se campeões da NFC ao derrotar o Los Angelers Rams por 14-10.
Naquele gelado dia 12 de janeiro de 1975, no Tulane Stadium, o QB Fran Tarkenton era o principal nome da equipe de Minneapolis. Já Pittsburgh assentava grande parte de sua força na defesa, que viria a ser conhecida como a “cortina de ferro”, liderada por Joe Greene. Com as defesas jogando duro, o placar ainda não havia sido aberto no primeiro quarto da partida. No entanto, um fumble recuperado pela defesa dos Vikings colocou a equipe na marca de 24 jardas do campo adversário. Os Steelers conseguiram evitar o pior e os Vikings perderam um Field goal de 39 jardas.
A única movimentação no placar no primeiro tempo aconteceu quando Dave Osborne provocou um fumble de Frank Tarkenton e a bola caiu na endzone. Acabou ocorrendo um safety e os Steelers abriram o marcador: 2-0. Um novo fumble no início do terceiro período deixou os Steelers em boa posição em campo, com Franco Harris marcado um touchdown de corrida e ampliando para 9-0. Por incível que pareça, foi por meio de um novo fumble que os Vikings se posicionaram para marcar um field goal e diminuir para 9-3. Os Steelers foram para o ataque novamente mas a campanha terminou com um punt bloqueado, que Minnesota aproveitou para avançar mas transformou apenas em um novo field goal: 9-6 no placar.
A dez minutos do fim da partida, o QB Terry Bradshaw finalmente conseguiu liderar uma boa campanha ofensiva de Pittsburgh que durou mais de sete minutos até encontrar Larry Brown, que marcou um touchdown e pôs a equipe na frente por 16-6. O passe de quarto jardas, finalizando uma campanha em que os Steelers controlaram muito bem o relógio, deram números finais ao Super Bowl IX e Pittsburgh conquistava assim o primeiro Super Bowl de sua história.
» Leia AQUI sobre o Super Bowl VIII
» No Canal #Sports:
Referências: NFL.com, About.com, Wikipedia e Sports Illustrated
1 Comentário(s)::
Vikings lixo eterno hein ow :D
Postar um comentário