domingo, 27 de março de 2011

Rapidinhas de 27 de março


Ponte da Amizade
1965 - Inauguração da Ponte da Amizade: Era inaugurada nesse dia a famosa ponte que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Ciudad del Este, no Paraguai, passando sobre o Rio Paraná. Na na época de sua construção, foi recorde mundial de vão em pontes de concreto armado e arco engastado, com 290 metros. Em função das grandes variações do rio Paraná, antes da construção de Itaipu, foi definido que a ponte deveria ter vão livre de 18 metros acima do nível d’água, mesmo em grandes cheias. Em função da construção da ponte surgiu o comércio exportador e importador de Foz do Iguaçu. A então cidade de Puerto Stroessner, atualmente chamada de Ciudad del Este, hoje ocupa o posto de segundo maior centro urbano do Paraguai e é a terceira maior zona franca de livre comércio do mundo, depois de Miami e Hong Kong.

Iuri Gagarin1968 - Falecimento de Iuri Gagarin: Faleceu neste dia o famoso cosmonauta soviético que foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok I. Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos seleccionados, após difíceis processos de selecção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pela sua excelente performance nos treinos, sua origem camponesa, sua personalidade e, principalmente, devido às suas características físicas, pois tinha apenas 1,57 m de altura e a nave tinha um espaço mínimo para o piloto. Durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam.

Trágico Desastre de Tenerife
1977 - Desastre Aéreo de Tenerife: O famoso desastre ocorreu em há exatos 34 anos, num domingo, no Aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Ilhas Canárias (Espanha), quando dois aviões jumbo Boeing 747, um deles pertencente a empresa holandesa KLM e o outro da norte-americana PanAm, chocaram-se na pista daquele aeroporto, ocasionando a morte de 583 pessoas e ferimentos em outras 61. Ao colidir, o 747 holandês perdeu as asas, que ficaram junto ao jumbo da PanAm. A fuselagem e o que restava de asas passaram por cima do jato da PanAm e permaneceram no ar, em velocidade crítica, por mais 150 metros. Logo após parar, já destroçado, o 747 da KLM, com seus tanques centrais de combustível cheios, explodiu, envolvendo quase toda a fuselagem numa gigantesca bola de fogo, matando instantaneamente todos os seus 248 ocupantes. O 747 da PanAm, atingido de lado pelos trens de pouso do outro avião, havia sido partido em três grandes partes, nas quais se propagou um incêndio de grandes proporções. É considerado até hoje o acidente com maior número de vítimas na história da aviação mundial.

Referências: Wikipedia e IndyPosted

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

bizarro esse acidente ne ow @_@