domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bandeira de Moçambique

No dia 3 de fevereiro comemora-se o Dia dos Heróis Moçambicanos, uma homenagem mais específica a Eduardo Mondlane, que faleceu nesta data, em 1969. Mondlane foi um dos fundadores e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), a organização que lutou pela independência do país em relação ao domínio colonial português. Esta luta de resistência diante do colonialismo está, como não poderia deixar de ser, estampada também na bandeira de Moçambique

Bandeira de Moçambique
A bandeira é composta por três faixas horizontais nas cores verde, preta e amarela, de cima para baixo, separadas por estreitas faixas brancas, conforme visto acima; sobreposto às faixas, junto ao mastro, encontra-se um triângulo vermelho dentro do qual se encontra uma estrela dourada, sobre a qual se cruzam uma arma e uma enxada. O significado das cores, segundo a constituição da República de Moçambique, é o seguinte:

» Vermelha: a luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania;
» Preta: o continente africano;
» Verde: a riqueza do solo;
» Amarela: a riqueza do subsolo;
» Branca: a paz.

A estrela representa a solidariedade entre os povos; a arma AK-47 simboliza de novo a luta armada e a defesa do país; o livro faz alusão à educação, na esperança por um país melhor; e a enxada simboliza a agricultura. É a única bandeira no mundo a incluir a ilustração de um rifle moderno.

Bandeira anterior: Cabo Verde

Fonte: Wikipedia

3 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Eduardo Mondlane era gênio...

P. L. F. V. disse...

AK-47, essa arma é o cao, tem no CS (Counter-Strike, jogo de PC) com outro nome eu acho ;@

Anônimo disse...

Bandeira que reflete bem o espiríto do país.