domingo, 20 de janeiro de 2008

Bandeira de Cabo Verde

Dia 20 de janeiro é aniversário da morte de Amílcar Cabral, considerado um dos heróis nacionais em Cabo Verde. No entanto, ele nasceu em Guiné-Bissau em 1924 e mudou-se para Cabo Verde aos oito anos de idade. Contratado para trabalhar nos Serviços Agrícolas e Florestais da Guiné, regressou a Bissau em 1952, iniciou seu trabalho em Pessube e percorrendo grande parte do país, de porta em porta, durante o Recenseamento Agrícola de 1953, o que o fez adquirir um conhecimento profundo da realidade social vigente. Lutou intensamente até ser assassinado em 1973 e deixou um importante legado na conquista da independência de Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

Bandeira de Cabo Verde
Sendo esta uma importante data para o país, cabe também explicar um pouco do que significa sua bandeira. Ela foi oficialmente adotada a 13 de Janeiro de 1992, após a revisão constitucional que criou o sistema multipartidário no país. O retângulo azul da bandeira simboliza o mar e o céu que envolvem as ilhas. As faixas, duas brancas e uma vermelha, significam o caminho da construção do país: o branco, a paz que se deseja, e o vermelho, o esforço e a luta. As estrelas, por sua vez, representam as dez ilhas que compõem o arquipélago.

Amílcar CabralA bandeira anterior, que pode ser vista ao fundo no selo que possui a imagem de Amílcar Cabral, foi adotada pelo PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) durante a luta de independência. Após a mesma, tornou-se na bandeira oficial de Cabo Verde, em 1975. Porém, quando em 1991 houve a reforma constitucional anteriormente citada, foram criados novos símbolos nacionais, com o argumento de que os antigos se identificavam com o PAIGC/PAICV, que esteve no poder até essa altura em regime de partido único.

Bandeira anterior: Andorra

Fonte: Wikipedia

2 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Como sempre, uma boa aula de história, continue assim, nos fornecendo conhecimento de qualidade.
:*

P. L. F. V. disse...

nééééé ~0_0~