quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Bandeira de Andorra

A bandeira do principado de Andorra foi adotada em 1866. É formada por três barras verticais, azul, amarela e vermelha. Embora pareça que as três listras possuem a mesma largura, a listra central, amarela, é levemente mais larga do que as outras duas, que possem as mesmas dimensões. No centro encontra-se o brasão do país, que possui uma inscrição em latim dizendo “Virtus Unita Fortior”, que significa “A força unida é mais forte”.

Bandeira de Andorra
Antes de 1866 a bandeira era mais simples, dividida em duas partes: do lado esquerdo era amarela e do lado direito era vermelha. A cor azul foi adicionada posteriormente em alusão à França, ficando assim a bandeira com as cores da Espanha e da França, países fronteiriços e que historicamente exerceram influência sobre Andorra.

Tal influência merece uma breve informação sobre a história do país. Em 1793 o governo revolucionário francês renunciou ao poder sobre Andorra, que foi restaurado por Napoleão Bonaparte em 1806. Antes disso, a pequena região foi habitada por cartagineses, romanos e tribos bárbaras até o século VIII, quando foi ocupada pelos árabes. O imperador franco Carlos Magno reconquistou a região no ano 803 e, mais de quatro séculos depois, em 1278, o bispo de Urgel foi eleito co-suserano de Andorra.


Bandeira anterior: Portugal

Fontes: Almanaque Abril, Maps of the World e World Flags 101.

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Gosto quando põe a história dessas bandeiras. É uma boa aula de história :)